PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ALESON PEREIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESON PEREIRA DE SOUSA
DATA: 17/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/hgj-hqkw-tky
TÍTULO: Avaliação da toxicidade e determinação do potencial antimicrobiano dos flavonoides vitexina, tilirosideo e 5,7-dihidroxi-3,8,4'-trimetoxi: estudos in silico, in vitro e ex-vivo
PALAVRAS-CHAVES: Helicteres velutina;Pavonia glazioviana;Waltheria viscosissima; Malvaceae; toxicidade;atividade microbiológica.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As terapias alternativas, que utilizam plantas medicinais e fitoterápicos, são bastante comuns no Brasil. Dentre as várias espécies vegetais brasileiras utilizadas em tais terapias destacam-se as espécies da família Malvaceae. O presente estudo teve como objetivo investigar a biodisponibilidade, toxicidade e determinação do potencial antibacteriano e genotóxico dos flavonoides vitexina, tilirosideo e 5,7-dihidroxi-3,8,4'-trimetoxi (Pg-1), isolados de espécies da família Malvaceae, a partir de estudos in silico, in vitro e ex vivo. As estruturas químicas e as propriedades bioativas previstas foram analisadas in silico através de softwares. Os ensaios in vitro e ex-vivo que utilizaram amostras humanas foram realizados de acordo com o Código de Ética da Associação Médica Mundial e foram aprovados por Comitê de Ética competente (protocolo número: 3.621.284). A análise in silico das estruturas químicas das moléculas e das propriedades bioativas previstas demonstra que a vitexina e o Pg-1 apresentam estabilidade entre suas propriedades hidrossolúveis e lipossolúveis, caracteziando-as como fármacos que possuem biodisponibilidade oral e boa absorção. O tilirosideo possui um perfil mais lipossolúvel, o que permite maior permeabilidade nas membranas biológicas. Os testes de toxicidade in silico revelaram a potencial eficácia destas moléculas na proteção celular contra os radicais livres, além de possíveis atividades biológicas: antimutagênica, anticarcinogênica, antioxidante, antineoplásica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica e agonista da apoptose. As avaliações citotóxics in vitro e genotóxicas ex-vivo detectaram baixas taxas de hemólise nas hemácias humanas e reduzida toxicidade celular contra as células da mucosa oral. A atividade citotóxica sugere o uso seguro das concentrações das substâncias avaliadas (500- 1000 μg/mL) e demonstra diferentes formas de interação das moléculas com os tipos célulares analisados. A CIM evidenciou forte efeito dos flavonoides vitexina, tilirosídeo e Pg-1 frente à K. pneumoniae, E. coli e E. fecalis. A CBM revelou que a vitexina possui efeito bacteriostático para cepas de K. pneumoniae e E. Fecalis; o tilirosideo apresentou efeito bactericida contra cepa de K. Pneumoniae; o Pg-1 foi considerado bactericida para as cepas de E. fecalis e E. coli, e bacterioestático na cepa de K. Pneumoniae. Os dados demonstram que a vitexina, o tilirosideo e o Pg-1 são moléculas seguras para possíveis aplicações terapêuticas e seu perfil de toxicidade indica viabilidade para estudos futuros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1165243 - RITA DE CASSIA DA SILVEIRA E SA
Interno - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSOA
Externo ao Programa - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Externo à Instituição - RALINE MENDONCA DOS ANJOS
Externo à Instituição - ROSALIA SEVERO DE MEDEIROS