PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

Banca de DEFESA: SARAGHINA MARIA DONATO DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARAGHINA MARIA DONATO DA CUNHA
DATA: 28/10/2022
LOCAL: remoto
TÍTULO: BIOPROSPECÇÃO DA ATIVIDADE ANTIGÚNGICA E CITOXICIDADE DO ÓLEO ESSENCIAL DE PATCHOULI( POGOSTEMON CABLIN BENTH)
PALAVRAS-CHAVES: Farmacologia; Produto natural; Toxicologia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A incidência de infecções causadas por Candida tem aumentado em todo o mundo e essas cepas estão se tornando resistentes aos seus respectivos medicamentos. Sendo necessário a busca de novos fármacos com maior eficácia e segurança e nesta lógica, destaca-se os óleos essenciais (OEs), que são uma mistura complexa de compostos voláteis e apresentam várias atividades biológicas relevantes, porém há poucos estudos sobre os potenciais efeitos benéficos e/ou adversos. Neste sentindo o objetivo desse estudo foi avaliar as atividades antifúngica e citotóxica do óleo essencial de Patchouli (Pogostemon cablin Benth). Na avaliação da atividade antifúngica utilizou-se diferentes cepas do gênero Candida e foi determinada à Concentração Inibitória Mínima (CIM) e fungicida mínima (CFM), por técnica de microdiluição. A interferência do OE na parede celular e o potencial de ruptura do mesmo, foi feita através CIM na presença do sorbitol, e a interferência na membrana celular, foi realizada através CIM com ergosterol. Como também, foi avaliado a interferência do OE sobre a resistência ao antifúngico padrão, na ausência e na presença do OE em concentrações sub-inibitórias. Para estudos da atividade citotóxica utilizou-se hemácias humanas referentes aos tipos sanguíneos A, B e O e avaliou-se a atividade hemolítica e anti-hemolítica. As análises revelaram que o OE apresentou uma excelente atividade antifúngica frente as cepas clínicas de C. parapsilosis e C. albicans com uma CIM e CFM entre 4 e 16 μg/mL, sendo esse efeito de natureza fungicida. Seu mecanismo de ação não envolve efeito sobre a parede celular bem como na membrana plasmática. Promoveu um efeito sinérgico ao ser associado a anfotericina B. O efeito sob as hemácias revelou baixo percentual de hemólise para eritrócitos do sistema ABO na concentração de 50 a 100 μg/mL. Além disso, demonstra moderado efeito anti-hemolítico nas concentrações de 500 a 1000 μg/mL para os tipos sanguíneos B e O. Considerando os resultados obtidos no estudo in vitro de citotoxicidade e a atividade farmacológica, percebe-se que OE de Patchouli torna-se um possível candidato promissor para utilização de suas propriedades bioativas em fitoterápicos, porém são necessários estudos auxiliares como toxicidade in vivo e farmacológico para melhor elucidar os mecanismos de ação deste composto.
Presidente - 067.330.964-98 - ABRAHAO ALVES DE OLIVEIRA FILHO - UFPB
Interno - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSOA