PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANA LAURA DE CABRAL SOBREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LAURA DE CABRAL SOBREIRA
DATA: 27/02/2023
HORA: 08:00
LOCAL: http://meet.google.com/zjq-ffxc-tpx
TÍTULO: Estudo fitoquímico das espécies Sida acuta e Sida linifolia (Malvaceae) e avaliação antitumoral de nanoemulsão contendo tilirosídeo
PALAVRAS-CHAVES: Malvaceae; phytochemistry; Sida acuta; Sida linifolia; nanoemulsion; technological product; antitumor activity.
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O uso de plantas medicinais desde antiguidade é a base do sistema terapêutico de várias populações. Em busca dos benefícios, foi explorado os produtos naturais da flora brasileira através do estudo fitoquímico de duas espécies da família Malvaceae, Sida acuta e Sida linifolia, realizando desta última espécie um estudo pioneiro. Além do estudo fitoquímico, uma nanoemulsão produzida com tilirosídeo disperso teve sua eficácia antitumoral avaliada. Para o isolamento dos constituintes químicos foram utilizados métodos de extração (maceração) e cromatografia (cromatografia em coluna e cromatografia em camada delgada analítica). A identificação estrutural das moléculas foi realizada através de Ressonância Magnética Nuclear 1H e 13C (1D e 2D), Espectrometria de Massas (EM) e técnicas hifenadas como Cromatografia Líquida acoplada a Espectrometria de Massas (LC-EM). O uso destas técnicas levou ao isolamento e identificação de 4 metabolitos secundários de Sida linifolia, incluindo flavonoides glicosilados e aglicona. A partir do estudo por CLAE-IES-EM/EM em ambas as espécies, foi possível identificar 19 constituintes químicos em Sida acuta e 11 compostos em Sida linifolia, os quais tiveram seus espectros de massas analisados pela m/z e seus fragmentos anotados. A nanoemulsão O/A produzida pelo método de emulsificação por inversão de fases e utilizando tilirosídeo como substância ativa, apresentou-se macroscopicamente levemente azulada, com diâmetro de gotícula de 96 ± 9,06 nm e índice de polidispersão 0,170 ± 0,01 após 60 dias, além de um pH de 6,94 ± 0,08 e potencial zeta de -10,1 ± 1,7 mV, com propriedades físico-químicas que manteve a sua estabilidade. A nanoemulsão com tilirosídeo encapsulado não apresentou uma atividade anticancerígena promissora diante das linhagens HL-60 (Leucemia promielocítica aguda), MCF-7 (Adenocarcinoma de mama) e SK-MEL-28 (Melanoma) nas concentrações de 12,5; 25; 50 e 100 μg/mL. Apesar disso, é necessário aprofundar a exploração do potencial terapêutico e da formulação desenvolvida com o tilirosídeo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1044521 - DANIELE IDALINO JANEBRO XIMENES
Externo à Instituição - EMIDIO VASCONCELOS LEITAO DA CUNHA
Externo ao Programa - 1859738 - FRANCISCO HUMBERTO XAVIER JÚNIOR
Presidente - 337333 - MARIA DE FATIMA VANDERLEI DE SOUZA
Externo à Instituição - MARIA DENISE LEITE FERREIRA