PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

Banca de DEFESA: ARTHUR JOSÉ PONTES OLIVEIRA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR JOSÉ PONTES OLIVEIRA DE ALMEIDA
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Google meet
TÍTULO: EFEITOS DE TERPENOS NO ENVELHECIMENTO CARDIOVASCULAR: O PAPEL DA SENESCÊNCIA E DO ESTRESSE OXIDATIVO
PALAVRAS-CHAVES: Cardiovascular; Envelhecimento; terpenos; Terpinolene; Senescência.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A população acima dos 60 anos está crescendo substancialmente, chegando a 22% em 2050. Doenças cardiovasculares (DCVs), a principal causa de morbidade e mortalidade pelo mundo, tem sua prevalência aumentada pela idade, por isso, urge estratégias para combater e/ou preveni-las. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito anti-senescente de 20 terpenos e caracterizar o efeito do mais promissor in vitro e in vivo. Para isso, células endoteliais de aorta de ratos (RAEC) e ratos whistar foram utilizados. A D-(+)-Galactose (Dgal) foi usado como modelo do envelhecimento. Inicialmente, foi realizado um triplo screening, para ação anti- senescente, de viabilidade celular e antioxidante com 20 terpenos. O Terpinolene (TPO), apresentou eficácia para os três ensaios, sendo as concentrações de 10-7 e 10-6 mol.L-1 com triplo efeito. O ensaio de Anexina V/7-AAD confirmou a capacidade do TPO em melhorar a viabilidade celular. Para os ensaios in vivo, a dose de 5 e 25 mg/kg foi utilizada por 56 dias. Em paralelo, o animal recebeu salina ou Dgal via intraperitoneal para indução do modelo de envelhecimento acelerado. Durante o tratamento, não foi evidenciado alterações no peso corpóreo dos grupos. No dia anterior a eutanásia, a pressão arterial sistólica e frequência cárdica foram avaliados, sem alterações significativas. A glicemia capilar não foi alterada entre o grupo CTL (108.00 ± 1.64; n=8) e Dgal (111.87 ± 2.30; n=8), no entanto, o grupo TPO25 teve redução nos níveis glicêmicos (103.12 ± 2.57; n=8). Após anestesia, foi realizado os registros eletrocardiográficos, com posterior coleta de sangue para os ensaios bioquímicos e hematológicos, além da retirada da artéria aorta e dos órgãos coração, fígado e rins. Os parâmetros bioquímicos foram divididos em lipídicos, proteicos, renais e hepáticos, com destaque para o aumento do LDL no grupo Dgal (7.40 ± 1.00; n=10) comparado ao CTL (4.55 ± 0.60; n=9), e restaurado pelo TPO25 (2.66 ± 0.55; n=9). Ademais, os níveis de proteína totais estavam elevados no grupo Dgal comparado ao CTL, e o TPO5 e TPO25 foi capaz de restaurar esses níveis. Já o perfil hematológico não detectou alterações entre os grupos. No entanto, para os testes de coagulação, o TP aumentado no grupo Dgal foi restaurado para os níveis basais pelo TPO25. O TPPA não detectou alterações entre os grupos, assim como a reatividade plaquetária. Além disso, foi realizado testes para reatividade vascular em tiras de aorta, o qual não houve alterações significativas entre os grupos no Emáx para contração frente a FEN, nem para o relaxamento induzido por NPS. Por outro lado, o relaxamento induzido por ACh estava comprometido no grupo Dgal (Emáx: 85.20 ± 2.18; n=8) quando comparado ao grupo CTL (Emáx: 100.5 ± 2.40; n=6), e restaurado pelo TPO25 (Emáx: 98.60 ± 2.91; n=7). Tal achado foi acompanhado por um estresse oxidativo vascular, evidenciado pela sonda DHE nos grupos CTL (100.00 ± 4.05; n=6), DGAL (157.59 ± 6.01; n=6), restaurado pelo TPO25 . Por fim, analisamos os aspectos eletrocardiográficos como duração de onda P com tendencia de alta no grupo Dgal comparado ao CTL, restaurado pelo TPO25 (105.28 ± 6.96; n=6). Ademais, o índice de hipertrofia cardíaca no Dgal (0.360 ± 0.012, n=8), aumentado em relação ao CTL (0.312 ± 0.011, n=7), e restaurado pelo TPO25 (0.301 ± 0.006, n=10). Portanto, o TPO selecionado pelo Screening foi capaz de exercer efeitos benéficos no envelhecimento cardiovascular, sendo candidato promissor na busca pelo envelhecimento saudável.
Externo ao Programa - 2008919 - ENEAS RICARDO DE MORAIS GOMES
Interno - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSOA