PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA KARLA DOS SANTOS NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA KARLA DOS SANTOS NUNES
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AVALIAÇÃO ENTRE OS PERFIS DE METILAÇÃO NO PROMOTOR DOS GENES microRNAs: 9-3, 34-A COM PARÂMETROS BIOQUÍMICOS, MARCADORES INFLAMATÓRIOS E DO ESTRESSE OXIDATIVO NA SUSCEPTIBILIDADE DA RETINOPATIA DIABÉTICA
PALAVRAS-CHAVES: retinopatia diabética,
RESUMO: A retinopatia diabética (RD) é uma das complicações mais comum da DM2 e uma das principais causas de cegueira entre os diabéticos. As primeiras alterações no olho ocorrem nos capilares retinianos, onde há com espessamento da membrana basal e incapacidade da barreira hemato-retiniana, isto favorece a hiperpermeabilidade vascular e o aparecimento de edemas, microhemorragias, descolamento de retina, fibrose até a formação de novos vasos. Essa seqüela é 25 vezes maior em indivíduos diabéticos do que não-diabéticos (PRZYSIEZNY et al., 2013; HENRIQUES, PEREIRA, NASCIMENTO, ROSA, 2015). Ela pode ser classificada a RD pode ser dividida em RD não proliferativa onde ocorre inflamação, derrame e edema na retina; já na RD proliferativa ocorre neovascularização, se não tratada leva a perda visual irreversível. Pode-se estimar que aproximadamente 25% dos indivíduos diabéticos terão alguma forma de RD, destes, 21,4% terão RDNP e 3% terão RDP (DUARTE, 2013; HENRIQUES, PEREIRA, NASCIMENTO, ROSA, 2015).
Externo ao Programa - 1514305 - HEMERSON IURY FERREIRA MAGALHAES
Externo à Instituição - IGARA OLIVEIRA LIMA