PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA KARLA DOS SANTOS NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA KARLA DOS SANTOS NUNES
DATA: 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Título da Tese: EFEITOS ANTIMICROBIANO, CITOTÓXICO E DE PROTEÇÃO SOLAR DA ASSOCIAÇÃO ENTRE ÁCIDO FERÚLICO E NICOTINAMIDA
PALAVRAS-CHAVES: Ácido ferúlico, Nicotinamida, Efeito sinérgico, Atividade antimicrobiana, Citotoxicidade, Desenvolvimento de medicamentos.
PÁGINAS: 16
RESUMO: Resumo: Os fitoquímicos são compostos químicos produzidos pelas plantas, são cientificamente comprovados como excelentes para a saúde e por isso são utilizados no tratamento de diversas doenças. Particularmente, o ácido ferúlico se apresenta como um potente antioxidante natural que pode servir de matéria-prima para o surgimento de novas moléculas e/ou inovação tecnológica de substâncias com atividade farmacológica eficaz. Desse modo, o presente estudo investigou as atividades antibacteriana, antifúngica, citotóxica em eritrócitos humanos e de proteção solar da associação ácido ferúlico (AF) com a nicotinamida (NAM). Foram realizados ensaios in vitro para determinar: a concentração mínima inibitória (CIM), a concentração bactericida e fungicida mínima (CBM/ CFM), o efeito sinérgico, o mecanismo de ação antifúngico e cinética de crescimento microbiano, o efeito hemolítico/ anti-hemolítico e o efeito de proteção solar. Os resultados demonstraram que o ácido ferúlico e a nicotinamida isolados como associados apresentaram efeito bactericida e bacteriostático nas linhagens Enterococus fecallis ATCC 29212 e Bacillus clausii. NAM e a combinação FA:NAM exibiu efeitos antifúngicos contra C. albicans ATCC 60193. Os resultados dos testes antifúngicos permaneceram inalterados na presença de ergosterol, no entanto o valor de MIC da combinação FA:NAM contra C. albicans aumentou oito vezes (125 para 1000 μg/mL) na presença de sorbitol exógeno. A combinação das substâncias teste e nistatina não mostrou antagonismo, permitindo a associação desses compostos no tratamento de infecções fúngicas. Tanto o AF como a NAM apresentaram baixo potencial citotóxico aos eritrócitos humanos. As substâncias demonstraram efeito de proteção solar, sendo para a NAM o fator de proteção foi dose-dependente. Esses achados abrem um novo caminho para estudos de associação do AF com a NAM e possíveis combinações com antimicrobianos de referência e relativamente com baixa citotoxidade. Mais investigações são necessárias para avaliar outros mecanismos de ação, incluindo combinações com medicamentos disponíveis e toxicidade em longo prazo em outros modelos relevantes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1514305 - HEMERSON IURY FERREIRA MAGALHAES
Externo à Instituição - IGARA OLIVEIRA LIMA
Externo à Instituição - SAVIO BENVINDO FERREIRA