PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: IALLY RAYSSA DIAS MOURA

DISCENTE: IALLY RAYSSA DIAS MOURA
DATA: 15/10/2021
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/85120889183
TÍTULO: TIPOS E FONTES DE APOIO SOCIAL E PRÁTICAS DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL
PALAVRAS-CHAVES: Determinantes; Atividade motora; Escolares; Equações por Estimativas Generalizadas
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Tipos e fontes de apoio social e práticas de atividade física dos adolescentes: uma análise longitudinal Autora: Ially Rayssa Dias Moura Orientador: Dr. José Cazuza de Farias Júnior O apoio social (AS) para a prática de atividade física (AF) pode ser fornecido por diferentes fontes (pai, mãe e amigos) e tipos de AS (emocional, instrumental e informacional), e tem sido associado a maiores níveis de prática em adolescentes. Entretanto, grande parte dos estudos são transversais, consideraram o escore total de AS dos pais (AS pai e mãe agrupados), e o tempo total de AF, por domínios ou suas combinações. Nesta perspectiva, o objetivo desse estudo foi analisar longitudinalmente a relação dos tipos de AS fornecidos por diferentes fontes com grupos de práticas de AF em adolescentes de João Pessoa, Paraíba. Trata-se de um estudo observacional, utilizando dados de 330 adolescentes do LONCAAFS (Estudo Longitudinal sobre Comportamento Sedentário, Atividade Física, Hábitos Alimentares e Saúde de Adolescentes), realizado de 2014 a 2017, em escolas públicas. Aplicou-se um questionário por meio de entrevista face a face para mensurar as variáveis sociodemográficas (sexo, idade, escolaridade da mãe, classe econômica, turno de aula, AS, AF) e realizado medidas de estatura e massa corporal para determinar o índice de massa corporal. O AS (escore) foi mensurado por uma escala com 5 itens para cada fonte de AS (pai, mãe e amigos), agrupando-os em apoio emocional (AE – incentivar, assistir e comentar) e instrumental (AI – praticar junto e transportar/convidar). Foram criados escores de AF (minutos/semana), agrupando-as em esportes (EP), exercícios físicos (EF), atividades recreativas (AR) e deslocamento ativo (DA). Utilizou-se a análise de Equações por Estimativas Generalizadas (GEE) para associar os tipos de AS fornecidos por diferentes fontes com os grupos de AF, e para testar interação do sexo e idade com os tipos de AS foram criados termos de interação. Todas as análises foram realizadas no software Stata 16.0 e o nível de significância adotado foi p < 0,05. O AE e AI fornecidos pelo pai e amigos associaram-se positiva e significativamente a prática de EP, EF e AR, e fornecidos pela mãe, a todas as práticas. O AI teve maior magnitude de associação em todas as fontes e práticas de AF, exceto no apoio da mãe para as AR. Os adolescentes que recebiam AI do pai e dos amigos influenciaram mais, respectivamente, o tempo de prática de EP e AR, e quando recebiam AI da mãe, o tempo de prática dos EF e DA. Conclui-se que, adolescentes que recebem maiores níveis de AE ou AI dos pais e amigos contribui para um aumento no tempo das práticas de AF, sobretudo aquelas realizadas no lazer.
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR
Externo ao Programa - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA