PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: Alcides Prazeres Filho

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Alcides Prazeres Filho
DATA: 30/09/2021
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/7295122339
TÍTULO: PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E PRESSÃO ARTERIAL EM ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL
PALAVRAS-CHAVES: Atividade motora; Pressão arterial; Adolescentes; Estudos longitudinais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E PRESSÃO ARTERIAL EM ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL Autor: Alcides Prazeres Filho Orientador: José Cazuza de Farias Júnior A relação do tempo de prática de atividade física de intensidade moderada a vigorosa com a pressão arterial em adolescentes ainda permanece inconclusiva, sobretudo ao considerar a forma de acúmulo deste tempo (tempos total e em bouts), a relação dose-resposta e o possível papel moderador do estado nutricional, que é um dos principais fatores de risco para elevação da pressão arterial. O objetivo deste estudo foi de analisar a influência dos tempos total e em bouts de prática de atividade física moderada (AFM), vigorosa (AFMV) e moderada a vigorosa (AFMV) e a realização de doses de AFMV, sobre a pressão arterial de adolescentes. Trata-se de um estudo longitudinal observacional, que utilizou dados de 138 adolescentes (53,6% feminino), de 10 a 13 anos de idade no ano base, submetidos ao uso de acelerômetro nos quatro anos de coleta (2014 a 2017) do Estudo LONCAAFS – Estudo Longitudinal sobre Comportamento Sedentário, Atividade Física, Alimentação e Saúde dos Adolescentes. As AFM, AFV e AFMV foram mensuradas por acelerômetro da Actigraph. Foram somados os tempos total e em bouts <5, <10, >5 e >10 minutos de cada intensidade de AF (minutos/dia). Além disso, foram criadas doses de AFMV (>15 e >30 minutos/dia) dos tempos total e em bouts, classificando os adolescentes em dois grupos: os que atendiam à dose de AFMV (>15 ou >30 minutos/dia) em dois ou mais anos vs. os que não atendiam ou atendiam em menos de dois anos. A pressão arterial sistólica (PAS) e a diastólica (PAD) foram mensuradas por monitor automático de marca Omron HEM – 7200. A análise de Equações de Estimativas Generalizadas (GEE) foi usada para associar os indicadores de prática de AF com a PAS e PAD, considerando o estado nutricional como moderador. Os tempos total e em bouts <5 e <10 minutos de AFM e em bouts <5 e <10 minutos de AFMV foram associados a valores médios mais baixos de PAS e PAD, nos adolescentes do sexo feminino. Nos adolescentes com sobrepeso/obesidade, os tempos de AFM, AFV e AFMV acumulados em bouts <5 e <10 minutos se associaram de forma inversa à PAS e PAD e o tempo de AFV em bouts > 5 minutos à PAD. A exposição a doses >15 minutos/dia de AFMV em dois ou mais anos, foi associada a menores valores de PAS e PAD. Não foram observadas interações significativas (p>0,05) das doses de AFMV com sexo e estado nutricional. Os achados deste estudo indicaram que há uma relação inversa entre a prática de AF e PA em adolescente e que os adolescentes do sexo feminino e os com sobrepeso/obesidade que acumulavam o tempo de prática, mesmo que em bouts abaixo de 10 minutos e os adolescentes que se mantinham ativos ao longo dos anos em doses de pelo menos 15 minutos por dia de AFMV, tenderam a apresentar valores médios mais baixos de PA.
Externo à Instituição - DIEGO AUGUSTO SANTOS SILVA
Interno - 3068425 - FABIO YUZO NAKAMURA