PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO DOS SANTOS SOARES MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO DOS SANTOS SOARES MONTEIRO
DATA: 23/02/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet:meet.google.com/pjy-xjqr-ddy
TÍTULO: EFEITO DO TREINAMENTO COMBINADO SOBRE O SONO DE IDOSOS: Um Ensaio Clínico Randomizado
PALAVRAS-CHAVES: Palavra-Chave: Treinamento físico, Idosos, Sono, Funcionalidade.
RESUMO: RESUMO Introdução: A senescência é um fenômeno natural que desencadeia declínio multifatorial contínuo nas funções fisiológicas, aumenta a vulnerabilidade funcional, aumento da prevalência de doenças crônicas e desrregulacao do sono. O processo de envelhecimento está associado mudanças na arquitetura do sono e no ritmo circadiano, ocasionando menos tempo de sono por noite, o que impacta em sua qualidade. Neste sentido, estratégias terapêuticas que favoreça um sono restaurador e adequado as necessidades do idoso tem sido relevante, e o exercício físico surge como uma alternativa eficiente para melhorá-lo. Objetivo: Avaliar o efeito de um programa com treinamento combinado sobre o sono de idosos. Métodos: Serão recrutados idosos de ambos os sexos, com idade ≥ a 65 anos e que estejam aptos clinicamente para participar do treinamento físico. Os participantes serão submetidos a anamnese e avaliação dos critérios de elegibilidades, e após randomização serão alocados para o grupo treinamento físico ou grupo controle. O treinamento combinado desenvolverá capacidades físicas aeróbia e de força e as motoras de agilidade e coordenação, terá duração de 16 semanas com 3 sessões semanais não consecutivas. O grupo controle participará de palestras quinzenais com temas relacionados a educação em saúde. Serão avaliados o nível de atividade física, tempo de cama, despertares noturnos, a latência, a duração e a eficiência de sono pela actimetria; a qualidade subjetiva do sono pelo Índice de Pittisburgh, a sonolência diurna pelo Índice de Epworth; a aptidão funcional pela bateria de Rikli Jones e a composição corporal pela Bioimpedância. Assumindo um tamanho de efeito 0.40, erro alfa de 0,05 e poder amostral de 0.80 foi estimado um tamanho amostral de 28 participantes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e respeitará resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde e foi solicitado registro na Plataforma de Ensaios Clínicos Brasileiros REBEC. Os dados estão avaliados pelo SPSS na versão 20.0 e serão apresentados como média, desvio padrão, valores relativos (%) e absolutos, diferença da média (delta de resposta: Δ) e intervalo de confiança (95%). A normalidade dos dados e a diferença da média dos desfechos será testada por Shapiro Wilk e a homogeneidade por Levene. A avaliação das características dos idosos e o Δ dos desfechos serão avaliados pelos testes t ou U de Mann Whitney, a depender da normalidade dos dados. Os desfechos serão avaliados pela Análise de Variância de dois fatores ou pelo teste de Equação de Estimativas Generalizadas. O tamanho do efeito será avaliado pelo Cohen d e o nível de significância aceito será de P<0,05. Resultados Esperados: O treinamento combinado com 48 sessões será capaz aprimorar o padrão do sono, a partir de redução na latência do sono e nos despertares nortunos e aumentos na duração do sono. Esses ajustes propiciarão melhor eficiência e qualidade do sono, favorecendo a uma reduzida sonolência diurna em idosos.
Externo à Instituição - ALESANDRA ARAUJO DE SOUZA
Interno - 497.201.804-63 - MARCOS ANDRÉ MOURA DOS SANTOS - UPE