PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: EDUARDO DOS SANTOS SOARES MONTEIRO

DISCENTE: EDUARDO DOS SANTOS SOARES MONTEIRO
DATA: 16/05/2024
LOCAL: Auditório do Prédio da Pós-graduação em Educação Física
TÍTULO: EFEITO DO TREINAMENTO COMBINADO SOBRE O SONO DE IDOSOS: Um Ensaio Clínico Randomizado
PALAVRAS-CHAVES: Palavra-Chave: Treinamento físico, Idosos, Sono, Funcionalidade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Introdução: A senescência é um fenômeno natural que desencadeia declínio multifatorial contínuo nas funções fisiológicas, aumenta a vulnerabilidade funcional, aumento da prevalência de doenças crônicas e desregulação do sono. O processo de envelhecimento está associado a mudanças na arquitetura do sono e no ritmo circadiano, ocasionando menos tempo de sono por noite, o que impacta em sua eficiência. Neste sentido, terapias que favoreçam um sono restaurador e adequado às necessidades dos idosos têm sido relevantes, e o exercício físico surge como uma alternativa eficiente para melhorá-lo. Objetivos: Avaliar o efeito de um programa com treinamento combinado sobre o sono em idosos. Métodos: Foram recrutados idosos de ambos os sexos, que estavam aptos fisicamente para participar do treinamento físico. Inicialmente, os idosos passaram por anamnese e exame físico para avaliar a elegibilidade ao estudo, e após incluídos, foi avaliada a composição corporal pela bioimpedância, e receberam o actígrafo e orientações de como utilizar por 7 dias/noites. O sono foi avaliado pela Actimetria por 7 dias/noites consecutivas, e forneceu os seguintes parâmetros: o tempo de cama, despertares noturnos, a latência, a duração e a eficiência de sono, a fragmentação do sono e o tempo acordado após o início do sono (WASO: wakefulness after sleep onset). Após finalizar as avaliações iniciais, foram randomizados para o grupo treinamento combinado ou grupo controle (sem treinamento). O protocolo de treinamento combinado compreendeu 3 sessões semanais não consecutivas, durante 16 semanas e buscou desenvolver a capacidade aeróbia, força muscular, agilidade e coordenação motora. Foi utilizado o SPSS na versão 20.0 e os dados foram apresentados como média, desvio padrão, valores relativos (%) e absolutos. A normalidade dos dados foi testada por Shapiro Wilk e a homogeneidade por Levene. A avaliação das características dos idosos foram avaliados pelos testes t, Exato de Fisher e U de Mann Whitney. Os desfechos foram avaliados pelo teste de Equação de Estimativas Generalizadas, e o tamanho do efeito foi avaliado pelo Cohen d, e o nível de significância foi de P<0,05. Resultados: Trinta de quatro idosos com idade média de 64,9 ± 5,9 anos e IMC de 29,4 ± 4,6 Kg/m2 participaram do protocolo experimental durante as 16 semanas. Na análise intragrupo verificou-se que os idosos do grupo treinamento combinado apresentou redução da latência do sono com tamanho de efeito moderado (6,6 ± 4,6min; 3,1 ± 3,1min; P = 0,03; d = 0.65). Na análise entre grupos, os idosos treinados comparados aos do grupo controle apresentaram maior eficiência do sono (87,8 ± 3,3%; 81,2 ± 6,1%; P = 0,002; d = 1.34), redução do WASO (49,1 ± 16,4min; 82,3 ± 43,0min; P = 0,04; d = 1.02) e da fragmentação do sono (26,7 ± 6,8; 34,8 ± 8,8; P = 0,03; d = 1.02). Os idosos tiveram adesão  85% das sessões de treinamento. Conclusão: Esse ensaio randomizado mostrou que ao treinamento combinado melhorou o sono de idosos, pela redução do WASO, da fragmentação e da latência do sono, o que propiciou aumento na eficiência do sono. Ademais, os idosos apresentaram elevada adesão ao protocolo de treinamento.
Externo à Instituição - ALESANDRA ARAUJO DE SOUZA
Interno - 497.201.804-63 - MARCOS ANDRÉ MOURA DOS SANTOS - UPE