PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LUANA RANIELLE FERREIRA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA RANIELLE FERREIRA DA COSTA
DATA: 28/02/2020
HORA: 18:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: ENTRE CHEGAR E PERMANECER: a importância dos apoiadores de alunos com deficiência na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Inclusão. Permanência.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), vem sendo institucionalizado desde do Decreto n.º 7.234/2010. Seu principal objetivo é democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal, incluindo alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, seguido pela Lei de Cotas nº 13.409/2016, que possibilitou a democratização ao acesso a esse nível de ensino também para as pessoas com deficiência. Diante desse contexto, a presente pesquisa insere-se no campo de estudos relacionados à educação inclusiva, tendo em vista considerar que o acesso está relacionado com as condições de permanência que são garantidas por meio de recursos e práticas para garantir a efetivação das políticas públicas de inclusão. Nessa investigação, objetivamos, mais especificamente, analisar a importância das ações dos apoiadores para permanência de alunos com deficiência na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual o referencial teórico está fundamentado em discussões sobre inclusão e permanência na Educação Superior. Para tanto, recorreremos a trabalhos de autores como Aranha (1995), Dantas (2014, 2019), Corrêa (2010), Dias Sobrinho (2010), Sassaki (2003, 2010), Skliar (2006), Veiga-Neto (2001a, 2001b), entre outros. É apresentada ainda, a base normativa em âmbito nacional e especificamente na UFPB, como por exemplo, leis, decretos, resoluções, planos e demais instrumentos legais pertinentes ao objeto de estudo. A geração de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, aplicadas com os sujeitos da pesquisa: alunos apoiados e apoiadores do Campus I da UFPB. Para a análise das entrevistas, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) que prevê três fases fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados - a inferência e a interpretação. A análise evidenciou a necessidade de formação/capacitação para inclusão, fundamental para superação de desafios e solução de dificuldades apresentadas, especialmente nas primeiras experiências relacionadas ao apoio, identificamos ainda, que tal formação deve abranger não apenas apoiadores ou professores, mas a comunidade universitária como um todo, tendo em vista que a inclusão é uma responsabilidade coletiva
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Externo ao Programa - 2169247 - BETANIA PASSOS MEDRADO