PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: MARCOS VASCONCELOS PAIVA

DISCENTE: MARCOS VASCONCELOS PAIVA
DATA: 09/10/2020
LOCAL: Google Meet https://meet.google.com/lookup/dyoj4q4p5t
TÍTULO: SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES): CONTRIBUIÇÕES AO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA COM VISTAS À MELHORIA DO PROCESSO AVALIATIVO
PALAVRAS-CHAVES: SINAES. BAP. IFPB. Curso de graduação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A avaliação da qualidade na Educação Superior se inseriu definitivamente no panorama histórico das políticas públicas educacionais, em especial com a vigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – no ano de 2004. O sistema objetiva assegurar o processo nacional de avaliação e regulação das Instituições de Ensino Superior – IES, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação e orientar a expansão da sua oferta. Como processo contínuo, a avaliação tornou-se um aspecto integrado à gestão e planejamento de instituições e cursos, determinando parte de suas ações para atender às especificações de procedimentos e instrumentos avaliativos. Dentro deste contexto encontra-se o Bacharelado em Administração Pública (BAP), curso de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD) ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) em seu Campus João Pessoa. Os desafios inerentes ao BAP como curso EaD, pertencente a uma instituição que se adequa às novas atribuições de IES a partir de 2008, destaca a necessidade de identificar como os referenciais teóricos e metodológicos preconizados pelo SINAES podem contribuir para a melhoria dos processos avaliativos realizados. O objetivo geral da pesquisa é de identificar potenciais ações de gestão para o BAP, frente à atualização do instrumento de avaliação de cursos de graduação – IACG – no ano de 2017, com foco no instrumento utilizado para a renovação e reconhecimento de curso. A investigação consiste em um estudo de caso, de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivo descritivo, com a coleta de dados realizada por procedimentos bibliográficos e documentais. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a análise SWOT como ferramenta de identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do curso, por meio dos conceitos obtidos pelos indicadores de desempenho presentes no último relatório de avaliação externa in loco do BAP. Foram definidos como ameaças e fraquezas cinco indicadores com conceito 3, o menor valor obtido no relatório de avaliação, organizados e analisados por meio de matrizes SWOT: material didático institucional; gabinetes de trabalho para professores em Tempo Integral (TI); espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos; sala de professores; e salas de aula. Destacaram-se, ainda em análise, quatro novos indicadores incluídos no IACG, com aplicação comprovada ao BAP: conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); equipe multidisciplinar; e experiência no exercício da docência na EaD. Sob a ótica dos critérios de análise e critérios aditivos presentes nos indicadores destacados para a pesquisa, foram elencadas quinze propostas de ações ao BAP – onze aos pontos fracos do curso e quatro aos novos indicadores – com o contexto de proporcionar aos gestores do curso o conhecimento complementar que os auxiliem nas tomadas de decisões para a efetivação das novas demandas do IACG, objetivando a melhoria da qualidade do processo avaliativo frente às futuras avaliações para a renovação de reconhecimento do curso.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ