PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ARTUR SOTERO DE SOUSA

DISCENTE: ARTUR SOTERO DE SOUSA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A ÓTICA DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO: um diagnóstico sobre a distribuição de recursos na UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Financiamento da Educação Superior. Distribuição Orçamentária. Transparência. UFPB.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Planejamento Educacional
RESUMO: Este trabalho apresenta como objetivo realizar um diagnóstico acerca da transparência na distribuição de recursos orçamentários no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi necessária a realização de um embasamento teórico relacionado com a temática de planejamento e orçamento público, financiamento da educação superior, bem como sobre teoria da agência e transparência pública, visando dar suporte às análises feitas. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa, que se utiliza das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, com objetivos de caráter exploratório-descritivo, tendo como recorte temporal o período de 2016 a 2019. Realizou-se a descrição do processo de planejamento, distribuição e execução orçamentária na UFPB. Ademais, o estudo organizou-se em categorias de análises para facilitar a elucidação do problema, analisando as categorias distribuição orçamentária (C1), transparência pública (C2), financiamento da educação superior (C3), transparência contábil (C4), com base na metodologia da análise de conteúdo. A partir dos resultados encontrados, foi possível concluir que a transparência na distribuição dos recursos orçamentários na UFPB pode ser considerada como um processo em andamento, passível de melhoramentos, revisões e lapidação, possuindo fragilidades a serem corrigidas pela instituição, visando a evolução da UFPB como instituição pública de ensino superior. Ao final foram propostas sugestões buscando contribuir com a transparência orçamentária na UFPB.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Externo ao Programa - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA