PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ELIZETE VENTURA

DISCENTE: ELIZETE VENTURA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O PROCESSO DE COMUNIÇÃO ORGANIZACIONAL E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação institucional. Comunicação organizacional. Comunicação interna.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Este trabalho objetiva compreender a concepção e o funcionamento dos processos comunicacionais no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as suas relações com a Avaliação Institucional. No intuito de atingir o presente objetivo, este estudo optou por trazer como problematização o funcionamento da gestão de comunicação da UFPB. O ponto que merece destaque na inquietação para a idealização desta pesquisa originou-se na observação direta desta servidora no tocante aos inúmeros ruídos na Comunicação que ocorreram no setor onde ela desenvolve suas atividades profissionais e nos setores que se relacionam na esfera da Reitoria da UFPB. Não há estudos que possam confirmar a origem desses ruídos ou que aconteçam por falta de orientação/informação correta, por desconhecimentos das normas ou mesmo por descuido com a comunicação interna. Em face dessa problemática, pode-se verificar que esses fatores acabam ocasionando atrasos, aborrecimentos, desperdício de tempo a todos os envolvidos nas mencionadas falhas de comunicação, e principalmente prejuízos nos resultados como um todo. A produção desta pesquisa articula-se com a análise de referencial bibliográfico que trata da temática “processos comunicacionais e da Avaliação Institucional instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)”. Como metodologia do trabalho, foi realizado um estudo bibliográfico documental. Fizemos uma análise de conteúdo de tais documentos e realizamos um cruzamento de dados com o intuito de atender aos objetivos desta pesquisa. Os dados foram coletados por intermédio dos documentos selecionados que foram tratados por meio da análise qualitativa. Por fim, a partir dos resultados encontrados, esperamos contribuir com sugestões de aprimoramento do processo comunicacional da UFPB em prol da melhoria da Avaliação Institucional.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Externo ao Programa - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA