PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: GABRIELLY BELMONT DE BRITO LIMA

DISCENTE: GABRIELLY BELMONT DE BRITO LIMA
DATA: 09/12/2021
LOCAL: meet.google.com/mzd-gups-qrf
TÍTULO: RETENÇÃO DE ESTUDANTES CONTEMPLADOS COM A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Acesso; Permanência; Assistência Estudantil; Retenção estudantil.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo compreender os fatores que influenciam na retenção dos estudantes do Campus I da UFPB, contemplados com Assistência Estudantil. As políticas públicas de expansão e democratização do acesso ao ensino superior público Pós-LDB contribuíram para que pessoas, que antes eram excluídas deste nível de ensino, tivessem a oportunidade de ingressar nas Universidades. No entanto, apoiando-nos em Zago (2006), Ristoff (2008), Castelo Branco; Jezine; Nakamura (2015) e Bourdieu; Champagne (2012), partimos do entendimento que apenas garantir o acesso não é suficiente para que os estudantes das camadas populares permaneçam na Educação Superior e alcancem o objetivo de conclusão do seu curso de graduação. O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma das estratégias para a permanência nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), tendo como um dos objetivos reduzir as taxas de retenção e evasão, no entanto, conforme pesquisa de Paula (2017), mesmo após a institucionalização deste Programa, há uma queda na taxa de concluintes no ensino superior público. Assim, pensar a permanência com qualidade requer uma abordagem dialética, considerando ações para a prevenção da retenção estudantil que minimizem a evasão e, consequentemente, favoreçam a permanência. Nessa ambientação, a pesquisa configura-se como exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa e de natureza aplicada, utilizando como procedimentos de coleta de dados pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário com os estudantes. Os resultados apontaram que a retenção é multifatorial e no nosso estudo alguns fatores foram classificados como de média/alta intensidade, quais sejam: fatores relacionados ao estudante (dificuldade de aprendizagem, problemas emocionais, dificuldade de adaptação à universidade, problemas de saúde e maternidade); fatores relacionados à Instituição (docente, principalmente quanto à metodologia, falta de apoio institucional e organização curricular); fator externo (dificuldade financeira). Considerando essa pluralidade de fatores, a responsabilização pela retenção não deve recair apenas sobre o estudante, cabendo também à Instituição adotar medidas para minimizar e/ou evitar a ocorrência deste fenômeno.
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES