PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JUNIELLE MENEZES FRANCA

DISCENTE: JUNIELLE MENEZES FRANCA
DATA: 16/12/2022
LOCAL: CEDESP UFPB - CAMPUS I
TÍTULO: GESTÃO ACADÊMICA: A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE DE UM MESTRADO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Acadêmica; Mestrado Profissional; Secretaria; Percepção.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A gestão acadêmica é entendida como prática de procedimentos pedagógicos e administrativos visando o acompanhamento e orientação ao aluno. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar a percepção dos discentes, docentes e técnicos administrativos em relação à gestão acadêmica da secretaria do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes – PPGOA, objetivando, especificamente verificar os principais procedimentos de gestão acadêmica realizados por este setor; identificar as potencialidades e as fragilidades relativas à gestão acadêmica do PPGOA e elaborar um documento orientador de rotinas e procedimentos das práticas de gestão acadêmica realizadas pela secretaria do programa. Quanto à metodologia, este estudo é descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica de coleta de dados três questionários online, com perguntas específicas para cada grupo, indagações objetivas e subjetivas, que foram realizados com os discentes, docentes e o corpo técnico administrativo do PPGOA. Os dados obtidos nessa pesquisa foram trabalhados por meio do método de análise documental e da análise de conteúdo Bardin. Além disso, alguns dados, de perguntas objetivas, foram analisados de modo a utilizar o programa Excel e trabalhados em forma de tabelas para facilitar a visualização dos dados. Nos resultados destaca-se que a percepção de 55,1% dos participantes da pesquisa em relação a gestão acadêmica da secretaria do PPGOA é considerada satisfatória, ademais, verificou-se que em relação a legislação existe uma lacuna quanto ao conhecimento dos participantes sobre as normas que regem o programa. Quanto às fragilidades identificadas pelos respondentes algumas foram mais citadas, como dificuldade de comunicação com a secretaria do programa, limitações no tocante a atualização do site do PPGOA e servidores com sobrecarga de trabalho. Já em relação às potencialidades, a principal destacada pelos participantes foi o atendimento realizado pelos técnicos administrativos do PPGOA, sendo considerado célere, eficiente, prestado por profissionais capacitados. Logo, essa pesquisa possibilitou verificar o quanto pertinente é ter um material orientador contendo as normas, rotinas e procedimentos desse setor, pois esse documento além de orientar as pessoas que utilizam os serviços da secretaria, também irá informar a sociedade que deseja conhecer e a que necessita dos serviços do programa, como é o funcionamento do PPGOA.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS