PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ELAINE PEREIRA DE BRITO

DISCENTE: ELAINE PEREIRA DE BRITO
DATA: 27/02/2023
LOCAL: CEDESP UFPB - CAMPUS I
TÍTULO: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A INTERNACIONALIZAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Financiamento da Educação Superior. Internacionalização. IFPB.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Nas últimas décadas o processo de internacionalização das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) vem se fortalecendo e ampliando seus conceitos e ações na busca de formar cidadãos para atuarem no mundo do trabalho, dentro de uma sociedade globalizada, onde as distâncias são reduzidas com ampliação do uso da tecnologia. O recorte temporal da presente pesquisa foi o período de 2018 a 2021. Dentro desse referencial de tempo as instituições precisaram rever suas metodologias de ensino e trabalho, tendo em vista a pandemia causada pela COVID-19, o que obrigou o mundo todo a manter o distanciamento social e as pessoas precisaram estudar e trabalhar de forma remota. Diante desse cenário desafiador, a área de internacionalização teve que pensar novas sistemáticas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar as estratégias de internacionalização do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Ao compulsar os principais documentos institucionais, a pesquisa investigou de que forma o financiamento da educação superior é destinado ao processo de internacionalização; além de identificar as estratégias de internacionalização nos principais documentos institucionais do Instituto Federal da Paraíba. No que se refere à metodologia adotada, a pesquisa de cunho documental teve fundamentação teórica nos ensinamentos de Berrogain (2022), Knight (2020), Brito(2020), Morosini (2019) Wit et al., além de outros autores. A pesquisa mapeou os principais instrumentos normativos e documentos oficiais do IFPB, de modo a apresentar uma radiografia da internacionalização no âmbito da instituição. O universo da pesquisa teve como local de estudo a Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER), que é responsável pelas políticas de internacionalização da instituição supracitada. Durante a análise e discussão dos resultados foi possível identificar várias ações estratégicas a exemplo da criação da ARINTER, regulamentação da política de internacionalização, além de dar visibilidade à área nos principais documentos institucionais. Por fim, conclui-se que o IFPB vem caminhando para construir um espaço acadêmico internacionalizado.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 662.124.649-87 - SERGIO ADELAR BRUN - UTFPR