PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: KATIA FELIX DA SILVA

DISCENTE: KATIA FELIX DA SILVA
DATA: 27/02/2023
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E IDENTITÁRIO DOS TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS:contribuição para a política de formação continuada de um Instituto Federal
PALAVRAS-CHAVES: Técnicos em Assuntos Educacionais. Identidade Profissional. Políticas de Formação Continuada. Desenvolvimento Profissional.
ÁREA: Educação
RESUMO: O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento profissional e identitário dos Técnicos em Assuntos Educacionais do IFPB e sua relação com a política de desenvolvimento de pessoas da instituição. Na metodologia, para identificar o perfil, a natureza das atividades, as necessidades formativas e as ações políticas de desenvolvimento desde seu ingresso na instituição, foi realizada a análise documental por meio de consultas no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e na Plataforma Lattes– CNPq, aplicação de questionários com os TAEs e entrevista semiestruturada com a Gestora responsável por esses servidores, o que nos permitiu identificar os caminhos percorridos e as dificuldades enfrentadas pelos ocupantes do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. Os resultados desta pesquisa apontam o lugar dos técnicos em assuntos educacionais do IFPB, seu campo de atuação e atribuições, identificando-se iniciativas no âmbito do IFPB, bem como de outras institutos federais,que avançaram na elaboração de diretrizes para a atuação das Equipes Pedagógicas, destacando o papel dos TAEs e pedagogo sem diferentes níveis: no âmbito da sistêmico – da política educacional dessas instituições, e mais operacional – no apoio técnico-pedagógico às ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nas instituições, trazendo elementos para a discussão da especificidade de seus papeis. Foram apresentados alguns movimentos em relação à Política de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do IFPB, que tem por finalidade desenvolver competências e identificar anualmente as lacunas referentes às necessidades dos servidores. Em que pese o IFPB tenha instituído um documento legal com as diretrizes para atuação dos TAEs, dada a sua criação ser recente, o debate ainda necessita avançar na materialidade do Instituto, vez que ainda predomina a realização de atividades de natureza administrativa por parte desses servidores, principalmente na Reitoria (Unidade Sistêmica). Por fim, foi elaborada uma Cartilha com dados sobre a atuação dos Técnicos em Assuntos Educacionais no âmbito do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), visando à ampliação do debate e se levantar elementos que venham a contribuir para a definição de políticas e ações de apoio ao TAEs em sua formação continuada e no processo de desenvolvimento identitário.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira