PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF)

Banca de DEFESA: EMMANUEL VERISSIMO DE ARAUJO

DISCENTE: EMMANUEL VERISSIMO DE ARAUJO
DATA: 31/01/2020
LOCAL: Sala 2
TÍTULO: Efeitos da dislipidemia materna sobre os níveis de pressão arterial, controle cardiorrespiratório e parâmetros bioquímicos na prole de fêmeas.
PALAVRAS-CHAVES: Dislipidemia maternal. Descendentes fêmeas. Hipertensão arterial. Controle cardiorrespiratório. Atividade autonômica.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO: A hipertensão arterial evidenciada em ratos adultos expostos a dislipidemia materna pode ser dependente do sexo. Neste trabalho, investigamos os efeitos da dislipidemia durante a gestação e lactação sobre parâmetros cardiorrespiratórios e metabólicos na prole fêmea. Ratas prenhes foram divididas em dois grupos: um recebeu dieta controle e outro dislipidêmico durante a gestação e lactação. Parâmetros antropométricos e bioquímicos, foram realizados nos filhotes dessas ratas aos 30 e 90 dias de idade, tais como: peso e comprimento da prole, testes oral de tolerância à glicose (TOTG), tolerância à insulina (TTI), colesterol total (CT), lipoproteínas de alta (HDL), baixa (LDL), muito baixa densidade (VLDL), triglicerídeos (TG) e o malonaldeído sérico (MDA). Além disso, parâmetros respiratórios, tais como frequência respiratória (FR), volume corrente (VT) e ventilação (VE), foram avaliadas por pletismografia de corpo inteiro durante um período basal e após ativação de quimiorreceptores respiratórios com mistura hipercápnica (7 % CO2). Aos 90 dias de idade, a pressão arterial (PA) e a frequência cardíaca (FC) foram mensuradas em condições basais e após administração de cianeto de potássio (KCN, 0,04%) para avaliação do quimiorreflexo periférico, e do hexametônio (30 mg/kg), para avaliação do tônus simpático. Finalmente, avaliamos a variabilidade da FC e PA em condições basais. O grupo DLP apresentou baixo peso ao nascer, porém sem diferir o peso quando adulto. Aos 30 dias de idade, os níveis séricos de TG e CT estavam aumentados na prole DLP. As fêmeas DLP também apresentaram aumento na FR basal, e maior resposta ventilatória à hipercapnia comparado ao grupo CTL. Aos 90 dias, a prole DLP apresentou maior área sob a curva no TOTG e TTI em comparação ao grupo CTL. Em condições basais, a FR, VT, VE, foram semelhantes entre os grupos, mas a prole DLP apresentou uma resposta cardiovascular e ventilatória elevada à hipercapnia quando comparada ao grupo CTL. Os níveis pressóricos das ratas DLP estavam elevados, mas sem alteração na FC. Na análise espectral, foi observado que o componente LF da PA sistólica e a razão LF/HF do intervalo cardíaco foram elevados no grupo DLP. Os desafios farmacológicos impostos pelo KCN, revelou maior resposta pressórica do grupo DLP, mas sem alterar o delta de FC. Após administração do hexametônio, as fêmeas DLP demonstraram uma tendência a tônus simpático. Esses achados foram combinados com elevados níveis séricos de MDA. A prole de ratas DLP apresentaram hipertensão arterial na vida adulta combinada com hiperatividade simpática e respostas ventilatórias e autonômicas amplificadas frente à hipóxia e hipercapnia.
Externo ao Programa - 754.260.488-00 - ANA MARIA DE LAURO CASTRUCCI - USP
Externo à Instituição - DAVID FILIPE DE SANTANA