PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA (PGBiotecM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CHRISTIANNE EMMANUELLE ANDRADE PIRES BRILHANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRISTIANNE EMMANUELLE ANDRADE PIRES BRILHANTE
DATA: 30/09/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Sala 02 do Centro de Biotecnologia
TÍTULO: EXTRAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL E EXTRATO BRUTO DA CASCA DE LARANJA PERA NA CONGELAÇÃO DE ESPERMATOZOIDES EPIDIDIMÁRIOS BOVINOS
PALAVRAS-CHAVES: Óleo essencial da casca de laranja; Extrato da casca de laranja; Criopreservação; Diluidores Seminais; Atividade antioxidante.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Biotecnologia
RESUMO: O Brasil é o país com o maior rebanho bovino comercial, e com isso, surge a necessidade de aprimorar cada vez mais a eficiência dos processos envolvidos neste setor. Para isso são utilizadas biotécnicas aplicadas à reprodução, como a criopreservação. Buscando evitar os danos causados por esta técnica, são utilizados diluidores seminais. Todavia, os diluidores padrão rotineiramente utilizados utilizam possuem ingredientes de origem animal, como a gema de ovo e o leite desnatado, considerados de difícil padronização e por apresentar risco de contaminação. Têm-se então um grande interesse no desenvolvimento de diluidores de origem vegetal. A laranja é uma fruta rica em metabólitos secundários, como carboidratos e compostos fenólicos, estes estão relacionados à sua atividade antioxidante. No Brasil, a laranja pera (Citrus sinensis (L.) Osbeck) é variedade cítrica mais importante e seu uso pela indústria de sucos gera toneladas de resíduos agrícolas provenientes de sua casca. Assim, este trabalho buscou utilizar a casca da laranja pera como matéria-prima para produção do extrato bruto e do óleo essencial e testar na formulação de um diluidor seminal devido as suas características antioxidantes e antimicrobianas. Foi realizada a extração do óleo essencial e sua caracterização da composição química e potencial antioxidante. A partir do óleo obtido, foram formuladas diferentes nanoemulsões e testadas quanto ao seu potencial crioprotetor em células epididimárias bovinas submetidas à congelação. Em seguida, foi realizada a obtenção do extrato bruto da casca de laranja, seguida de sua caracterização quanto à sua composição fitoquímica e potencial antioxidante. Após a avaliação inicial, foram testados diluidores, com e sem a presença da gema de ovo, com adição de 10 e 20% deste extrato. Os resultados demonstraram que o óleo essencial não apresentou potencial antioxidante, assim como não obteve sucesso na proteção dos espermatozoides. Quanto ao extrato, ele apresentou potencial antioxidante, contudo, as avaliações espermáticas indicaram que não houve diferença entre o diluidor padrão (tris-gema) e o tris-gema adicionado do extrato. O extrato, sem a adição da gema, não conseguiu criopreservar espermatozoides epididimários bovinos Diante destes resultados, conclui-se que o óleo essencial de casca de laranja teve efeito deletério ao espermatozoide epididimário bovino submetido à criopreservação, enquanto o extrato da casca de laranja deve ser melhor avaliado quanto ao seu potencial crioprotetor.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1652922 - SILDIVANE VALCACIA SILVA
Interno - 2009494 - ULRICH VASCONCELOS DA ROCHA GOMES
Externo ao Programa - 2146554 - CARLOS AUGUSTO ALANIS CLEMENTE