PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: LUCAS BLATT

DISCENTE: LUCAS BLATT
DATA: 29/04/2019
LOCAL: CENTRO DE INFORMÁTICA
TÍTULO: Introdução à programação a partir de conhecimentos sobre música
PALAVRAS-CHAVES: Programação de Computadores, Aprendizagem Significativa, Música, Frescobaldi
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O computador tem sido considerado uma ferramenta extremamente atraente para educacao musical bem como para criar e manipular sons. Sua precisao, possibilidades de novos timbres e potencial para automacao fantastica fazem dela uma plataforma atraente para experimentar e fazer musica, mas apenas na medida em que podemos realmente dizer a um computador o que fazer e como faze-lo. Para isso precisamos aprender como programar um computador. Nos cursos de linguagens de programacao, e notoria a dificuldade de muitos alunos em aprender tal assunto, pois alem de ser abstrato e conceitual. As atividades em sala de aula e no caderno ou ate no computador se tornam desinteressantes, pois nao permitem que o mesmo visualize no mundo real o que foi programado. Portanto, uma das solucoes propostas pela literatura e o uso de ferramentas de apoio ao ensino de programacao aliada a metodologias adequadas. Com isso, o objetivo deste trabalho e introduzir praticas com o hardware livre Frescobaldi como ferramenta de apoio ao ensino de linguagem de programacao para musicos atraves de uma metodologia baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, que leve em consideracao o conhecimento previo de musica que possa ser relacionado com computacao.
Presidente - 1321531 - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA