PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: LÍLIAN DAS MERCÊS SALVADOR

DISCENTE: LÍLIAN DAS MERCÊS SALVADOR
DATA: 27/08/2021
LOCAL: https://youtu.be/PlYapPqYGqU
TÍTULO: CONJUNTO DE HEURÍSTICAS PARA AVALIAÇÃO DE USABILIDADE NAS PLATAFORMAS DE STREAMING DE VÍDEOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS COM FOCO PARA AS HABILIDADES DOS USUÁRIOS IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Usabilidade. Heurísticas. Dispositivos Móveis. Plataformas de streaming de vídeos. Idosos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O envelhecimento populacional configura-se como uma transformação sociodemográfica expressiva do século XXI. No Brasil, o aumento no número de idosos e no uso destes com a internet como forma de entretenimento pode ser observado em alguns trabalhos na literatura e dentre as atividades culturais mais comuns entre os usuários de internet inclui-se o ato de assistir vídeos via streaming. Esse uso mais assíduo dos serviços de streaming de vídeos vem abrangendo, não apenas os jovens, mas também os idosos que estão encontrando nesta plataforma uma forma de distração e entretenimento. No entanto, é perceptível a maneira diferente que os idosos percebem a tecnologia em comparação aos nativos digitais, em razão disso, torna-se necessário compreender as dificuldades enfrentadas por esse público durante a navegação nessas plataformas, para assim auxiliar na promoção de um uso mais igualitário e acessível das plataformas de streaming de vídeos para os usuários idosos. Para endereçar este problema, neste trabalho é proposta a elaboração de um conjunto de heurísticas específico para avaliação da usabilidade em aplicativos do domínio streaming de vídeos em dispositivos móveis visando o público idoso. A partir dos resultados obtidos pela avaliação heurística e pela resolução de uma checklist que auxiliou no processo de avaliação de usabilidade das três plataformas (YouTube, Globoplay e Netflix) escolhidas em um contexto mobile e levando em conta as habilidades dos usuários idosos, concluímos que as plataformas de streaming de vídeos analisadas reúnem alguns problemas de usabilidade, principalmente, nas áreas de acessibilidade, feedback, correção e iconografia (associação do símbolo com a função que este representa) que acabaram por dificultar a navegação por parte destes usuários idosos.
Interno - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO
Presidente - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO