PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: REINALDO TOSCANO DOS SANTOS JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REINALDO TOSCANO DOS SANTOS JUNIOR
DATA: 30/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS INTERATIVOS ATRAVÉS DO PROTOCOLO OPEN SOUND CONTROL: UM EXPERIMENTO COM ARTE DIGITAL NO SESI MUSEU DIGITAL DE CAMPINA GRANDE
PALAVRAS-CHAVES: Arte digital. Museu. Protocolo OSC.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente pesquisa tratará sobre Arte Digital sob um contexto museológico que envolve arte, ciência e tecnologia. Realizamos um apanhado histórico, a partir dos anos de 1960, período em que começaram a surgir as primeiras obras de arte digital com uso de recursos computacionais, até os dias atuais. Para contextualizar conceitos e definições que circundam o panorama da Arte Digital. Relacionamos conhecimentos dos campos da arte e tecnologia para tratar sobre o processo de criação artístico com este viés, entendendo a importância do uso dos algoritmos nas artes digitais. Realizamos um levantamento de estado do estado da arte a partir de uma revisão de literatura, elencando trabalhos que envolveram Arte Digital em museus, entre os 2016 e 2019 nas bases digitais da Association for Computing Machinery (ACM) e do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE); Relacionamos obras de Arte Digital com uso tecnologias emergentes no intuito de verificar os limites da produção artística atual deste segmento. Complementamos a fundamentação da nossa pesquisa com um levantamento sobre museus digitais / interativos, no Brasil e no mundo, observando suas principais características e as relações com os seus visitantes. Com base em um estudo preliminar, verificamos que o protocolo Open Sound Control (OSC) pode ser uma alternativa versátil, flexível, precisa e interoperável na implementação de interatividade em sistemas multimidiáticos, a verificação de sua aplicabilidade no contexto das artes digitais foi um dos objetivos desta pesquisa. Realizamos uma fase experimental para propor a implementação de recursos interativos na Sala de Projeção Panorâmica do SESI Museu Digital de Campina Grande, aproveitando a infraestrutura pré-instalada no museu, acrescentando recursos de hardware e software para viabilizar a implementação. Propusemos um protótipo da implementação de streaming interativo na sala de projeção, a partir do desenvolvimento de uma Prova de Conceito. Por fim, apresentaremos uma discussão que irá relacionar as fases exploratória e experimental de nossa pesquisa para criando reflexões sobre o desenvolvimento do nosso protótipo, o atual e o futuro contexto das artes digitais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Externo à Instituição - PABLO ALEXANDRE GOBIRA DE SOUZA RICARDO