PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EDVALDO DE VASCONCELOS VIEIRA DA ROCHA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDVALDO DE VASCONCELOS VIEIRA DA ROCHA FILHO
DATA: 28/02/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório CI
TÍTULO: Uso de Interfaces Cérebro Máquina para avaliação da fruição artística
PALAVRAS-CHAVES: EEG, ICC, ondas neurais, fruição artística.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
RESUMO: O objetivo desta dissertação é apresentar o desenvolvimento de um sistema de avaliação de fruição artística com a utilização de ondas neurais por meio de eletroencefalogramas (EEG). Este método já é utilizado para a verificar as mais variadas condições possíveis, por exemplo a atenção e o relaxamento. Nesta pesquisa foi utilizado um misto de ondas que foram responsáveis por identificar qual obra de arte chamou mais atenção dos usuários, sendo necessário utilizar o cruzamento das leituras de duas ou mais ondas para melhor interpretação. O experimento utilizou as para a leitura das ondas neurais um headset de modelo comercial EMOTIV INSIGHT e um computador básico de médio desempenho para realizar o processamento dos dados obtidos dos diversos tipos de ondas lidas, como Alpha, Beta, Gama e Teta. A expectativa é que a informação dita pelo usuário em um teste anterior à leitura das ondas com o headset seja similar aos dados das ondas obtidas quando expostas às obras de arte. Os modelos de parâmetros de avaliação utilizados foi o Design Science Research, com o foco do estudo em iteração do cérebro com o computador, ou seja, a Interface Cérebro Computador (ICC) uma vez que melhor se encaixam nos critérios que estabelecemos para análise, o exemplo de um desses critérios e a percepção de quando os indivíduos são expostos a obras de arte, pois essa análise da exposição não é um fator determinísticos, possuindo um caráter dedutivo e indutivo. Dessa maneira, surge a necessidade de entender a relação do que o indivíduo informa anteriormente a leitura das ondas neurais com os dados após a leitura. O resultado obtido no final da pesquisa demonstra que os indivíduos estudados obtiveram um número maior de picos de interação, ou seja, um interesse maior pelas obras de arte. Esse fato implica que quanto mais estímulos um indivíduo tiver, maior será o seu apego à obra, independente da autoria dessas. Na pesquisa comparamos obras que vão de Van Gogh ao artesanato eletrônico de artistas desconhecidos, o que proporcionou uma maior quantidade desse último por conta da utilização do tato na percepção dos estímulos. O impacto desta pesquisa é que podemos demostrar que quanto maior os estímulos, maior será a imersão dos usuários nas obras de arte. Assim podendo detectar se eles estão realmente interessados ou até interligados à obra de arte por seu contexto visual ou tato, ao invés de ser só um apego por conta do autor ser um artista famoso, podendo assim tornar a avaliação da fruição artística muito mais próxima com a obra e não só com o contexto histórico do artista. Tais achados, podem inclusive, levar no futuro novas mostras de arte mais imersivas, captando e “prendendo” a atenção dos indivíduos ao que está sendo apresentado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1456438 - VALDECIR BECKER
Externo ao Programa - 2569256 - JOAO MARCELO ALVES MACEDO
Externo ao Programa - 336287 - MARGARETH DE FATIMA FORMIGA MELO DINIZ