PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: ALINNY DANTAS AVELINO

DISCENTE: ALINNY DANTAS AVELINO
DATA: 15/02/2019
LOCAL: Laboratório de Análise do Trabalho
TÍTULO: A influência do metabolismo no cálculo do PMV da norma ISO 7730
PALAVRAS-CHAVES: Metabolismo. Conforto térmico. Predicted Mean Vote. Ambiente climatizado. Estudantes.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia do Produto
ESPECIALIDADE: Ergonomia
RESUMO: Conforto termico e influenciado por seis fatores e a precisao de cada um vai influenciar a exatidao geral do PMV. Um dos possiveis fatores para as desigualdades e a determinacao da taxa de metabolismo. Assim, esta pesquisa propoe-se a analisar se o PMV calculado em funcao do metabolismo obtido atraves da analise das variaveis pessoais de estudantes em ambientes de ensino smart climatizado e mais similar a sensacao termica do que o modelo apresentado pela norma ISO 7730 (2005). As variaveis pessoais foram obtidas atraves de questionario estruturado enquanto as de saude foram medidas atraves de frequencimetros de pulso e tensiometro digital. As variaveis termicas foram mensuradas utilizando os equipamentos estacao microclimatica de marca BABUC/A/M e TGD 300 os quais foram instalados no centro da sala registrando dados a cada 5 minutos. A amostra utilizada constou de no 210 pessoas em 7 ambientes e 3 dias diferentes totalizando uma amostra de 517 dados. Para a elaborar um modelo de metabolismo foi utilizado o metodo da bisseccao. Foram elaborados modelos lineares generalizados utilizando metodos e funcoes relativas a funcao g, que relaciona o metabolismo calculado as variaveis estudadas pessoais, de estilo de vida e saude Foram gerados 117 modelos lineares generalizados a fim de melhorar a precisao do metabolismo dos sujeitos. Eles foram avaliados quanto a confiabilidade dos seus pressupostos a fim de escolher para estudar o modelo mais confiavel dentre os bem avaliados. Os valores de PMV calculados por cada um dos metodos presentes na literatura foram comparados a fim de identificar qual deles se aproximava mais da sensacao termica expressa pelos sujeitos no questionario (TSV). Foi observada uma diferenca entre o PMV e o TSV dos sujeitos. Nas situacoes desta pesquisa, o PMV hora superestimou e hora subestimou a opiniao dos sujeitos. Apesar de um maior numero de alunos apresentarem metabolismos mais alto que o esperado, a tendencia central se situa a apenas 0,6 met do que foi registrado pela norma. Quanto a geracao dos modelos, em todo grupo que a variavel peso apareceu, ele foi considerado no modelo. O mesmo ocorreu para as variaveis frequencia cardiaca final e sensacao de olhos secos. No modelo final, a variavel ingestao alcoolica esta presente e nao fazer ingestao de bebida alcoolica reduz o metabolismo em 0.16528 met. A variavel peso apresenta pouca influencia quando alterada. A pressao arterial diastolica medida no final da coleta variou entre 45 e 105 mmHG. A variacao desta variavel diminui o metabolismo em ate 0.67578 a medida que a pressao aumenta. Um aumento da frequencia cardiaca no repouso causa diminuicao no metabolismo enquanto um aumento da frequencia cardiaca final causa aumento do mesmo. O PMV que melhor se ajustou a opiniao dos sujeitos avaliados nesta pesquisa foi o PMVc que corresponde ao PMV calculado atraves do modelo de metabolismo criado nesta pesquisa. O estudo esta limitado ao ambiente, atividade e conjunto de sujeitos que se adeque ao grupo inicialmente proposto. Para esta atividade, o modelo apresentado foi mais adequado que o modelo ja presente na norma.
Presidente - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Interno - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES