PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: ANDREZZA ARAUJO RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: ANDREZZA ARAUJO RODRIGUES DA SILVA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Laboratório de Análise do Trabalho
TÍTULO: Modelagem hierárquica de regressão na análise de radiação não ionizante de extrema baixa frequência em residências verticais
PALAVRAS-CHAVES: Modelo Hierárquico de Regressão, Campo Magnético de Extrema Baixa Frequência, Estação de Transformadores Interna.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia do Produto
ESPECIALIDADE: Ergonomia
RESUMO: Introducao: Campos eletromagneticos sempre ocorreram na natureza, mas, nas ultimas decadas, a exposicao a fontes artificiais aumentaram consideravelmente devido ao aumento da demanda por energia eletrica. Os dispositivos eletroeletronicos, no geral, embora emitam altos niveis de campos magnetico, tem seu uso comumente restrito a curtos periodos de tempo. Por isso, e necessario levar em consideracao outras importantes fontes emissoras de campo magnetico de extrema baixa frequencia (ELF MF), tais como as estacoes de transformadores internos, presentes em edificacoes verticais. Objetivo: Construir modelos hierarquicos de regressao para analise de radiacao nao ionizante de extrema baixa frequencia em edificacoes verticais. Metodologia: Foram avaliadas 37 ambientes de 17 apartamentos localizados em 14 edificacoes verticais, no interior dos quais foram realizadas medicoes de campo magnetico na frequencia de 60 Hz. Tambem foram mensuradas outras variaveis associadas ao ambiente, ao apartamento e a edificacao. De posse desses dados, construiu-se modelos multiniveis de regressao envolvendo quatro niveis hierarquicos: “medicoes” de intensidade de ELF MF (1º nivel), as quais sao realizadas com auxilio de um dispositivo analisador de espectro magnetico; no interior de “ambientes” da residencia (2° nivel), que podem ser do tipo quarto, cozinha, sala, sala-cozinha; os quais estao agrupados em “apartamentos” (3° nivel); que constituem as unidades de edificios (4º nivel). Resultados e Discussao: (1) Modelos com erros aleatorios em dois niveis hierarquicos. Dentre os tres modelos hierarquicos de regressao selecionados, contendo o termo de erro aleatorio em dois niveis (nº 1, nº 2 e nº3 transformados), o modelo nº3, que apresenta erro aleatorio nos niveis medicoes e ambiente foi o que apresentou o melhor ajuste para os criterios AIC e logaritmo da funcao de verossimilhanca (logLik). Para esse modelo, independentemente das variaveis, a media esperada de intensidade de ELF MF a 60 Hz e de 1,11 T. Esse valor supera em 0,71 T o valor de ELF MF de 0,4 T, acima do qual Longyo et al. (2014) encontraram uma significante associacao estatistica com a leucemia infantil. A variavel adjacencia remanescente no modelo explicita que apartamentos adjacentes a transformadores internos tendem a apresentar valores de ELF MF 38,9% maiores do que os apartamentos nao adjacentes. Cerca de 81,13% dos efeitos aleatorios devem-se a fatores associados as medicoes e 18,87% devem-se a aspectos vinculados aos ambientes. O efeito aleatorio devido ao ambiente expressa a contribuicao de fontes de emissao locais para a elevacao da intensidade de ELF MF no interior das residencias, que pode ter impacto a longo prazo na saude dos moradores, sobretudo das criancas. (1) Modelos com erros aleatorios em tres niveis hierarquicos. Para os mesmos criterios de ajuste, dentre os tres modelos hierarquicos de regressao selecionados, contendo o termo de erro aleatorio em tres niveis (nº 4, nº 5 e nº6 transformados), o modelo nº5, que apresenta erro aleatorio nos niveis medicoes, ambiente e apartamento, foi o que apresentou o melhor ajuste. Nesse modelo, independentemente do efeito fixo das variaveis, a media esperada de intensidade de ELF MF a 60 Hz e de 1,1294 T. Esse valor supera em 0,729 T o valor de referencia de intensidade de ELF MF de 0,4 T, o qual London et al. (2003) utilizou como valor referencia para testar a hipotese de que o risco de cancer de mama aumenta com a maior exposicao a campos magneticos residenciais, tendo concluido que as exposicoes residenciais a ELF MF nao desempenha um papel etiologico no desenvolvimento da doenca nos EUA. A variavel adjacencia remanescente no modelo indica que apartamentos adjacentes a transformadores internos tendem a apresentar valores de ELF MF 39,10% maiores que os apartamentos nao adjacentes, o que corrobora com os achados de Szabo, Gabor e Thuroczy (2007), que desenvolveram uma avaliacao da exposicao do ELF MF de residentes que vivem em apartamentos localizados acima de estacoes de transformadores na Hungria, tendo encontrado medias de exposicao de 11,8 T nos pisos de apartamentos diretamente adjacentes. Quanto aos efeitos aleatorios que nao sao explicados pelas variaveis do modelo, 78,04% sao explicados pelo nivel medicoes, 1,83% pelo nivel ambiente e 20,13% pelo nivel apartamento. Conclusao: Comparando os modelos nº3 e nº5 transformados selecionados de acordo com o AIC e logLik, com o modelo nº7 transformado (unico modelo que obteve-se com erro nos quatro niveis hierarquicos), o modelo nº 5 foi o que apresentou o melhor ajuste. Portanto, o modelo nº5 transformado e, dentre todos os modelos elaborados nessa dissertacao, o que apresentou o melhor ajuste.
Presidente - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Interno - 1366493 - RICARDO MOREIRA DA SILVA