PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: LIVIAM SOARES LACERDA

DISCENTE: LIVIAM SOARES LACERDA
DATA: 29/04/2019
LOCAL: LabMeQA
TÍTULO: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA MICROGERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA PARA PEQUENAS EMPRESAS EM AMBIENTE DE INCERTEZA E RISCO
PALAVRAS-CHAVES: Microgeração; energia eólica; análise de viabilidade econômica; análise de sensibilidade; redes neurais artificiais.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia Econômica
ESPECIALIDADE: Avaliação de Projetos
RESUMO: A dependencia do petroleo e por consequencia a sua escassez, gerou uma crise energetica mundial, diminuindo a disponibilidade de energia. Para diminuir os riscos de uma nova crise energetica e aumentar a disponibilidade de energia, e importante e recomendado o uso de fontes de energia renovavel (FER). No Brasil, micro e pequenas empresas representam cerca de 25% do PIB, e a energia eletrica e empregada intensivamente, por isso a importancia da microgeracao. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a viabilidade economica de um projeto de microgeracao de energia eolica para micros e pequenas empresas. Para isso, foram considerados tres estados brasileiros, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Minas Gerias, e diferentes cenarios foram propostos. Esta pesquisa e de abordagem quantitativa e o metodo de pesquisa utilizado e a Modelagem e Simulacao. A pesquisa se inicia com uma analise de viabilidade economica deterministica, seguida de uma analise de sensibilidade e uma analise estocastica da viabilidade economica, utilizando a Simulacao de Monte Carlo (SMC). Para a analise de viabilidade foram utilizados criterios de decisao consagrados na literatura, sendo o Valor Presente Liquido (VPL) o mais utilizado pela literatura. E, por fim, o conceito de Redes Neurais Artificiais (RNA) sera utilizado para avaliar a importancia relativa (RI) das variaveis. Nos resultados preliminares, e visto que nenhum dos estados apresenta viabilidade economica nas condicoes apresentadas. Por meio da analise de sensibilidade, e visto que a variavel velocidade do vento e a mais sensivel, podendo impactar 98,2% no VPL. Na analise estocastica, e visto que a probabilidade de viabilidade esta entre 17% e 23% em todos os estados, o que demonstra uma baixa probabilidade de viabilidade para microgeracao. Com o calculo da RI, foi confirmado que a velocidade do vento e a variavel que mais impacta o VPL em todos os estados, sendo considerada a variavel mais relevante na viabilidade do projeto. Foi concluido que, dependendo da regiao instalada, o projeto pode se tornar viavel, devido as diferentes velocidades de vento. Alem disso, os incentivos publicos para promocao do investimento em energia renovavel podem reduzir os custos de investimento e como consequencia tornar viavel o projeto, tornando atraente para as micros e pequenas empresas.
Presidente - 2317198 - PAULO ROTELLA JUNIOR
Interno - 1217340 - ROGERIO SANTANA PERUCHI