PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: GEORGE SOUSA EVANGELISTA

DISCENTE: GEORGE SOUSA EVANGELISTA
DATA: 08/05/2019
LOCAL: Labmeqa
TÍTULO: CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO DE TORNEAMENTO DURO NA PRESENÇA DE VARIÁVEL DE RUÍDO
PALAVRAS-CHAVES: Design de Experimentos; Controle Estatístico do Processo; Análise Multivariada; Cartas de Controle
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
ESPECIALIDADE: Garantia de Controle de Qualidade
RESUMO: O processo de torneamento duro tem caracteristicas que favorecem sua escolha em relacao ao torneamento tradicional. Ele apresenta melhores resultados finais de integridade superficial, menores tempo de processo, possibilidade de trabalho sem uso de fluido lubrificante. Os resultados de integridade superficial sao foco de estudos de processos de usinagem em geral. As rugosidades superficiais sao observadas em relacao a diversos parametros controlaveis de entrada. Dentre as entradas pode se identificar tambem variaveis de ruido. Essas variaveis nao estao sob controle, mas afetam as respostas do processo. Alem disso, podem existir mais de uma resposta de rugosidade. Para isso estudos multivariados permitem a analise simultanea das respostas correlacionadas. Desse modo, essa pesquisa objetiva realizar analises univariada e multivariada por meio de componentes principais do processo de torneamento duro. Essa analise busca observar o efeito da variavel de ruido nas respostas e verificar a estabilidade e capabilidade do processo. Para tal analise um metodo hibrido de projeto de experimentos e controle estatistico do processo foi utilizado. O torneamento do aco ABNT 52100 foi selecionado para aplicacao do estudo. Com um arranjo fatorial foram desenvolvidos e comparados cenarios do processo. Para esses cenarios foram calculados modelos de regressao, cartas controle, performance do processo, estimativa de nivel sigma e defeitos por milhao. Os resultados de performance (Ppk) para o cenario multivariado foram de 0.18 a 1.11. O melhor cenario apresentado teve velocidade de corte 170m/min e vazao de fluido lubrificante de 3l/min.
Presidente - 1217340 - ROGERIO SANTANA PERUCHI
Interno - 2317198 - PAULO ROTELLA JUNIOR