PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA CAVALCANTI DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREIA CAVALCANTI DE OLIVEIRA
DATA: 29/05/2019
LOCAL: Sala Acácia Bloco G CT/UFPB
TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO FEDERAL
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de Vida do Trabalho; Satisfação profissional Profissionais da Educação
RESUMO: O trabalho ocupa uma grande parcela do cotidiano dos trabalhadores e pode ser fonte de satisfação ou estresse, trazendo sofrimento aos indivíduos, ou apenas ser julgado como uma obrigação ou fonte de subsistência. Entretanto esse pode ser convertido em meios de satisfação, de modo que as obrigações passam a ser algo prazeroso. Assim, no contexto atual das organizações, para se manterem estáveis e bem vistas no mercado, não basta apenas assegurar a qualidade dos aspectos técnicos do processo produtivo, é necessário investir no seu capital humano, ou seja, nos indivíduos envolvidos nos processos organizacionais. Contudo, desenvolvimento e implementação de programas de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT não se delimitam apenas aos setores privados, mas pertinente também ao setor público. Por outro lado, para que se possa observar entre os trabalhadores um nível elevado de bem-estar no trabalho, seria necessário que eles relatassem estar satisfeitos com o trabalho, reconhecendo seu envolvimento com as tarefas que realizam e, finalmente, revelando ou mantendo compromisso afetivo com a organização. Nesse contexto, a relevância de estudos nas temáticas de qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional mostra-se neste projeto de dissertação, que é avaliar os fatores da qualidade de vida no trabalho na percepção dos professores de um Instituto Federal de Educação, compreendendo como essa influencia a satisfação profissional. A pesquisa é classificada como aplicada, de abordagem quali-quantitativa. O estudo é do tipo exploratório e descritivo. Na coleta de dados, serão utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental com abordagens teóricas compostas pelas temáticas de qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional. Serão aplicados questionários junto aos docentes e entrevistas com os gestores (docentes) do instituto, além de serem utilizados softwares como o ATLAS TI para análise qualitativa dos dados.
Presidente - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA