PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: JOÃO MARCOS PEREIRA SILVA

DISCENTE: JOÃO MARCOS PEREIRA SILVA
DATA: 20/08/2019
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Abordagens exata e heurística para o problema de escalonamento em máquinas paralelas idênticas com servidor único de setup
PALAVRAS-CHAVES: Sequenciamento da produção, Servidor único de setup, Programação linear inteira, Meta-heurística.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Pesquisa Operacional
RESUMO: As expectativas dos clientes, em termos de qualidade, custo e prazos de entrega de produtos e/ou servicos, elevam cada vez mais a competitividade no ambiente empresarial atual. Por isso, se faz importante a utilizacao de conceitos modernos de gerenciamento do processo de producao com intuito de decidir a melhor forma de alocacao e utilizacao dos recursos disponiveis. O gerenciamento adequado de recursos e ainda mais necessario em ambientes de producao em que a produtividade e significativamente afetada pelos tempos de preparacao e pelos recursos associados as equipes de setup. Este trabalho lida com o problema de escalonamento de maquinas paralelas com servidor unico e tempos de preparacao (setup) dependentes e independentes da sequencia, cujo objetivo e minimizar o makespan. Nesse caso, o servidor de setup, que pode ser uma maquina, individuo ou equipe, e responsavel por executar as operacoes de configuracao. Portanto, nao pode haver conflitos entre essas operacoes. Sao propostas duas formulacoes indexadas no tempo para o problema, bem como dois algoritmos baseados na meta-heuristica de busca local iterada (ILS). Experimentos computacionais foram realizados em 350 instancias, envolvendo ate 100 tarefas, variando de 2 a 10 maquinas. Os resultados obtidos sugerem que os metodos desenvolvidos foram capazes de encontrar solucoes altamente competitivas quando comparados aos obtidos pelas abordagens existentes na literatura.
Presidente - 1859144 - ANAND SUBRAMANIAN
Interno - 2366533 - HUGO HARRY FREDERICO R KRAMER