PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: LUCIANO FERNANDES ACIOLI CABRAL E SILVA

DISCENTE: LUCIANO FERNANDES ACIOLI CABRAL E SILVA
DATA: 19/08/2019
LOCAL: Sala do PPGEP a definir
TÍTULO: Modelo de Programação Inteira para o Problema de Alocação de Salas: Estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior
PALAVRAS-CHAVES: Problema de Alocação de Salas, Otimização Combinatória, Pesquisa Operacional
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Pesquisa Operacional
ESPECIALIDADE: Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica
RESUMO: Alocar turmas as salas de aula e um problema vivenciado a cada semestre em instituicoes de ensino. Esse problema e conhecido como Classroom Assignment Problem, ou Problema de Alocacao de Salas (PAS), e consiste na alocacao eficiente das turmas, com dias e horarios preestabelecidos, as salas de aulas, levando em consideracao as necessidades dos docentes, dos discentes, das disciplinas e respeitando a capacidade das salas. Geralmente, este problema e resolvido pelas instituicoes de forma manual, no entanto, por se tratar de um problema combinatorio, manualmente, esse processo pode levar varios dias e ainda assim nao obter resultados satisfatorios. Devido a sua importancia, dificuldade de resolucao e caracteristicas proprias que dificultam uma solucao generalizada, este problema vem sendo amplamente estudado. Nesta pesquisa, o Centro de Informatica da Universidade Federal da Paraiba foi tomado como caso de estudo para o PAS. Foi desenvolvido um modelo de programacao inteira bem como um sistema que faz uso desse modelo para resolver o problema e que podera ser utilizado na pratica pelos responsaveis pela alocacao de salas no Centro de Informatica da UFPB.
Presidente - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
Interno - 337293 - ROBERTO QUIRINO DO NASCIMENTO