PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: JAMILTON RODRIGUES DOS SANTOS

DISCENTE: JAMILTON RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 29/08/2019
LOCAL: STI- UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
TÍTULO: A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS VIGILANTES EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOB PERSPECTIVA DA ERGONOMIA DA ATIVIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de Vida no Trabalho Análise Ergonômica do Trabalho Carga de Trabalho Vigilantes.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
ESPECIALIDADE: Higiene e Segurança do Trabalho
RESUMO: Os aspectos psicossociais, ergonomicos e organizacionais estao presentes nas diversas atividades ocupacionais, dentre estas se enquadra a profissao dos vigilantes. Esses aspectos acabam por influenciar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e o desenvolvimento satisfatorio da sua atividade de trabalho. Destarte, e importante analisar a carga de trabalho gerada, assim como a ergonomia da atividade a qual apresenta como elementos essenciais: o trabalho prescrito e real, as variabilidades, o modo operatorio, as regulacoes e estrategias. O presente estudo analisou as correlacoes existentes entre a ergonomia da atividade e a qualidade de vida no trabalho dos vigilantes de uma Instituicao Publica de Ensino Superior. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida com 60 vigilantes (Vigilantes Organicos e Agentes de Portaria) utilizou-se para coleta de dados um questionario contendo 28 variaveis, distribuidas em 10 dimensoes (compensacao justa e adequada, condicoes de trabalho, constitucionalismo, variedade da tarefa, significancia da tarefa, autonomia, indicador psicologico, moral, relacao chefe-funcionario, organizacao do trabalho) que foram extraidas de quatro modelos de QVT, e a ferramenta para mensuracao da carga mental, NASA-TLX. A confiabilidade do questionario de QVT foi medida atraves do Coeficiente Alpha de Cronbach atingindo 0,936. Verificou-se atraves do Questionario de QVT, que os Vigilantes Organicos apresentaram bom nivel de satisfacao em todas as dimensoes, enquanto os Agentes de Portaria manifestaram insatisfacao em tres dimensoes: Variedade da tarefa, significancia da tarefa e relacao chefe-funcionario. As duas categorias funcionais baseiam suas atividades nas atribuicoes do cargo, o que os levam a desenvolver seu proprio modo operatorio, buscando atraves das regulacoes e estrategias atingir os resultados. Embora a demanda mental tenha se apresentado como fator com maior influencia sobre a carga de trabalho, o fator nivel de frustracao, apresentou maior numero de associacoes com as variaveis componentes do questionario de QVT. Para analise das associacoes, utilizou-se a correlacao de Spearman obtendo varias associacoes significativas inter-itens do questionario de QVT, o fator nivel de frustracao pertencente ao NASA-TLX apresentou associacao com 14 variaveis do questionario de QVT, sendo as mais significativas, relacionadas as condicoes ambientais do trabalho, a qualidade de vida no trabalho e as condicoes de saude e seguranca oferecidas no trabalho. De modo geral, houve pelo menos uma associacao significativa com 70% das dimensoes de QVT.
Presidente - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
Interno - 1366493 - RICARDO MOREIRA DA SILVA