PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Palestra sobre aplicação de métodos de Decisão Multicritério usando o software FITradeoff

Dia 13/11/2019, às 15:00 no auditório Professor Antônio Souto Coutinho.

A palestra aborda a aplicação de métodos de Decisão Multicritério, com destaque para o uso de informação parcial ou incompleta. Serão mostradas as vantagens deste tipo de abordagem por meio do método FITradeoff. Esse método tem sido aplicado em várias situações por meio de seu Sistema de Apoio a Decisão (SAD) na forma de um produto tecnológico (Software), que estará disponível. Esse SAD tem tido evoluções crescentes por meio de estudos comportamentais desenvolvido em experimentos sobre o processo decisório com suporte de ferramentas de neurociências. Uma visão dos resultados desses experimentos e do uso dessas ferramentas será também apresentada. Por fim, estudos de casos serão disponibilizados para ilustração da praticidade no uso do FITradeoff.

A palestra será ministrada pelo Prof. Adiel Teixeira de Almeida, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é pesquisador nível 1A do CNPq e coordenador do Centro de Desenvolvimento em Sistemas de Informação e Decisão (www.cdsid.org.br). É membro do corpo editorial de vários periódicos indexados no ISI e SCOPUS. Tem várias publicações nacionais e internacionais em eventos, livros, e mais de 110 artigos em periódicos científicos de alto impacto. Desenvolve principalmente os seguintes temas: apoio multicritério a decisão, decisão em grupo, teoria da decisão, teoria dos prospectos, gestão da informação, gestão de portfólio, gestão de projetos, modelagem estratégica, gerenciamento de riscos, engenharia de confiabilidade e manutenção, e qualidade. Atua nas principais sociedades científicas nacionais e internacionais de sua área de atuação, com várias contribuições, sendo atualmente membro das Diretorias da GDN section (Vice-Presidente) do INFORMS (Instituto de Pesquisa Operacional e Ciência da Gestão dos EUA), da MCDM section do INFORMS, e da International Society on MCDM.