PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: RUAN EDUARDO CARNEIRO LUCAS

DISCENTE: RUAN EDUARDO CARNEIRO LUCAS
DATA: 14/02/2020
LOCAL: Laboratório de Análise do Trabalho
TÍTULO: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS E DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM AMBIENTES DE ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Variáveis Ambientais; Percepção Ambiental; Desempenho; Estudantes universitários.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia do Produto
ESPECIALIDADE: Ergonomia
RESUMO: As necessidades do mundo atual resultam cada vez mais na utilização dos ambientes fechados, fazendo com que as pessoas fiquem submetidas a condições ambientais controladas por dispositivos mecânicos. Contudo, em alguns lugares as condições existentes não suprem as necessidades dos indivíduos e não conduzem ao estado de conforto ambiental. Com os estudantes não é diferente, as salas de aula, bibliotecas e laboratórios muitas vezes não oferecem condições ambientais necessárias, comprometendo o bem-estar e impactando negativamente o desempenho da atividade. Em decorrência desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar a influência das variáveis ambientais e da percepção ambiental no desempenho de estudantes universitários em ambientes de ensino climatizado de diferentes regiões brasileiras. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se um método experimental, aplicado em sete ambientes de ensino superior, localizados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. O experimento foi realizado em três dias consecutivos, no qual foi proposto um tipo de condição térmica para cada dia mediante manipulação e fixação da temperatura do ar dos aparelhos de ar-condicionado. Nos três dias foram mensurados os parâmetros ambientais, como temperatura do ar, velocidade do ar, umidade relativa, temperatura radiante, material particulado, ruído, iluminância, entre outros. Além disso, para cada dia foi aplicado um questionário acerca da percepção com relação às variáveis térmicas, acústicas, lumínicas e de qualidade do ar. Posteriormente, os estudantes foram submetidos a uma bateria de testes, visando identificar o desempenho. Conhecidos os parâmetros ambientais, a percepção ambiental e o desempenho cognitivo desenvolveram-se as análises estatísticas necessárias para responder o objetivo previamente proposto. Logo, foram utilizadas os seguintes métodos: modelos lineares generalizados; análise fatorial; equações estruturais e redes bayesianas. Diante dessa metodologia, identificou-se que a percepção térmica influenciou na percepção das demais variáveis, tornando claro a existência de uma prioridade perceptiva. Além disso, identificou-se que as percepções lumínicas e térmicas apresentaram relação com o número de acertos e o tempo de resposta, respectivamente. Com relação as variáveis ambientais, constatou-se que a temperatura do ar foi a que apresentou a relação mais significativa com o desempenho. Por fim, os cenários probabilísticos indicaram que diante de situações mais quentes são maiores as probabilidades de se obter bom desempenho.
Presidente - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Interno - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES