PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: ANDREIA CAVALCANTI DE OLIVEIRA

DISCENTE: ANDREIA CAVALCANTI DE OLIVEIRA
DATA: 20/04/2020
LOCAL: STI- UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO FEDERAL
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de Vida do Trabalho; Satisfação profissional Profissionais da Educação
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
ESPECIALIDADE: Higiene e Segurança do Trabalho
RESUMO: O trabalho ocupa uma grande parcela do cotidiano dos trabalhadores e pode ser fonte de satisfação, ou estresse, ou trazer sofrimento aos indivíduos, ou apenas ser julgado como uma obrigação ou fonte de subsistência. Entretanto, ela pode ser convertida em meios de satisfação, de modo que as obrigações passem a ser algo prazeroso. Portanto, a Qualidade de Vida no Trabalho - QVT exerce um papel importante na percepção do nível de Satisfação dos profissionais. Nesse sentido, esta dissertação aborda essas duas temáticas com o objetivo de avaliar os fatores da QVT segundo a percepção dos professores de um Instituto Federal de Educação, compreendendo como essa se relaciona com a satisfação profissional. Para atingir esse objetivo utilizou-se da pesquisa quali-quantitativa para uma amostra 183 respondentes, cujos dados foram coletados a partir da aplicação de dois questionários, um sobre a QVT, com 31 variáveis, e outro sobre a Satisfação no Trabalho com 25 variáveis. As respostas dos itens desses questionários foram expressas por meio da escala de Likert afirmação (1: “Discordo totalmente” à 5: “Concordo totalmente”) no questionário de QVT, e em EST (1- “Insatisfeito totalmente” à 5 “Satisfeito totalmente).As técnicas de análises dos dados fundamentam-se nas análises descritivas, análise fatorial e análise de correlação utilizando o Teste de Correlação de Spearman. A partir da Análise Fatorial constatou, a cerca da QVT, que os docentes do Instituto Federal da Paraíba, Campus I, percebem em sua grande maioria que as dimensões avaliadas são satisfatórias, exceto a dimensão Comunicação que expressou um percentual de discordância elevado resultando um descontentamento desses profissionais em relação a eficácia da circulação da Comunicação no Campus. Em relação a Satisfação no Trabalho os níveis de satisfação nas dimensões propostas foram elevados, com exceção em duas variáveis da dimensão Satisfação com as Promoções. A maioria dos docentes, nesta dimensão, não demonstraram satisfação com as questões relativas ao número de vezes que foram promovidos e a maneira como o Instituto realiza as promoções desses profissionais.A parti do Teste de correlação de Spearman foi possível constatar que todas as dimensões do modelo proposto para a Qualidade de Vida no Trabalho matem uma ligação com a Satisfação profissional desses docentes, visto a significância e magnitudes dos coeficientes de correlação. Uma correlação forte foi registrada entre as dimensões Compensação Justa e Adequada (QVT) e Satisfação com o Salário (ST), reforçando ainda mais a semelhança entres essas dimensões, e a questão que uma remuneração adequada se faz necessária para a satisfação desses profissionais diante a execução do seu trabalho.
Presidente - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA