PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: DORIS FERNANDA ALVES CORREIA DA SILVA

DISCENTE: DORIS FERNANDA ALVES CORREIA DA SILVA
DATA: 29/06/2020
LOCAL: STI- UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
TÍTULO: A Influência da Gestão de Segurança do Trabalho na Qualidade de Vida dos Trabalhadores: Estudo de Caso em uma Indústria de Injetados Termoplásticos
PALAVRAS-CHAVES: Segurança do trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Injetados Termoplásticos
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
ESPECIALIDADE: Higiene e Segurança do Trabalho
RESUMO: Devido à realidade dos inúmeros casos relacionados a doenças ocupacionais e acidentes (com danos físicos ou fatais) no ambiente laboral, vem à tona a necessidade de uma postura mais responsável por parte das organizações e de uma maior importância a ser dada com relação às condições de trabalho e a segurança do trabalhador. Por outo lado, um outro ponto percebido pelas organizações é a Qualidade de vida dos trabalhadores (QVT), um conceito interdisciplinar que enfoca o atendimento às necessidades, a satisfação profissional e o bem estar do trabalhador no ambiente laboral, que vem se tornando uma temática cada vez mais requisitada e estratégica para o alcance de transformações e melhorias no ambiente de trabalho. Neste contexto, com a importância de se estudar esses dois temas de forma simultânea, o objetivo dessa dissertação é avaliar a influência das práticas de Segurança do Trabalho e a QVT em uma indústria de injetados termoplásticos. A pesquisa é classificada como aplicada, de abordagem qualiquantitativa, de objetivo exploratório, com utilização do meio bibliográfico, documental e de campo. Foram aplicados Check lists de observação e questionários para os empregados. Nestes, foram abordadas 19 assertivas relativas a QVT, contemplando 08 dimensões e envolvendo o modelo de Walton; e 20 assertivas relativas às Normas Regulamentadoras que são pertinentes ao setor. Foram utilizados softwares como o SPSS Statistics 22.0 para a elaboração dos testes estatísticos, análises fatoriais e descritivas e o Excel 2013. Identificou-se que a empresa apresenta práticas positivas que refletem no ambiente seguro e salubre para os seus funcionários a partir dos pontos observados no Roteiro Observacional. Isto pode ser ratificado na primeira parte dos resultados, a Análise Descritiva, que mostrou, quanto a: Segurança do Trabalho, que apenas uma (S11 – Presença de atividades monótonas e repetitivas e presença de postura inadequadas), das 19 variáveis apresentou percepção negativa; e quanto a QVT, que também, somente uma (Q10 – Existência de Planos de cargos e carreiras e salários), das 20 variáveis teve uma percepção negativa para os trabalhadores. Por fim, após realizar a Análise Fatorial, usando a tabela de Callegari-Jacques (2007) percebeu-se que o estudo apresentou correlações fracas e intermediárias. E utilizando o Teste de Spearmann concluiu-se que todos os fatores de ST exerciam algum tipo de influência sobre os fatores de QVT. Conclui-se também que o fator 03 de ST (Condições Sanitárias e de conforto) influenciou os fatores 1 (Relevância social da organização/trabalho na percepção do trabalhador), 3 (Carga de Trabalho e Vida Social) e 4 (Saúde e Segurança do Trabalho) de QVT. Foi possível perceber também que o fator 04 de QVT, que trata sobre Saúde e Segurança do Trabalho sofreu influência sobre os fatores: 1 - Segurança do Trabalho contra riscos de acidentes, 3 - Condições Sanitárias e de conforto e 4 Uso de Equipamentos de Proteção Individual, de Segurança do Trabalho. E que o fator 02 (Política relacionada a cargos e carreiras) de QVT foi o único que não sofreu influência sob nenhum fator de Segurança do Trabalho.
Presidente - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
Interno - 1366493 - RICARDO MOREIRA DA SILVA