PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: JONHATAN MAGNO NORTE DA SILVA

DISCENTE: JONHATAN MAGNO NORTE DA SILVA
DATA: 25/01/2016
LOCAL: Laboratório de Análise do Trabalho
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE FATORES PSICOSSOCIAIS E DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES EM UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA
PALAVRAS-CHAVES: Ergonomia; Fatores psicossociais; DORT; Indústria de Calçados; Modelos Matemáticos
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia do Produto
ESPECIALIDADE: Ergonomia
RESUMO: Atualmente, o modelo mais aceito na comunidade científica para se explicar a origem multifatorial das dores é o modelo biopsicossocial. Esse modelo sugere que fatores psicossociais contribuem também para o aparecimento de dores, assim como os fatores físicos/ergonômicos. Um importante ramo industrial do setor secundário, a indústria de calçados vem se destacando negativamente pelo elevado número de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Assim, como objetivo, espera-se verificar a relação entre os fatores psicossociais e o desenvolvimento de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho nos setores de produção de uma indústria calçadista de grande porte. Para alcançar esse objetivo, fez-se uma revisão sistemática no entorno de 150 artigos publicados em periódicos internacionais com fator de impacto. Utilizou-se o questionário nórdico para identificar os sintomas de dor nos segmentos corporais. Já os fatores psicossociais foram avaliados pelos escores do Job content questionnaire (JCQ) e do Effort reward-imbalance questionnaire (ERI), além de outros fatores psicossociais modernos, como o bullying, discriminação, insatisfação no trabalho, assédio sexual e estresse. Quadrantes foram construídos para avaliar efeito da combinação de demandas (físicas e psicológicas) com controle sobre o trabalho; e para avaliar a combinação de esforço e recompensa sobre o aparecimento de dores. Construíram-se modelos de regressão logística ordinal relacionando às dores relatadas pelos colaboradores e os fatores psicossociais, no sentido de verificar a probabilidade de um dado fator psicossocial contribuir para o surgimento e agravamento da dor no corpo do trabalhador. Todas as partes do corpo foram afetadas por pelo menos um fator psicossocial. Observou-se que alguns fatores psicossociais, como insatisfação no trabalho afetam ambos os sexos, levando ao aparecimento de dores frequentes no pulso em homens (OR=2,61; 1,32-5,15) e em mulheres (OR=3,88; 1,33-11,32). Fatores como o estresse, afetam mais os homens, levando ao aparecimento de dores mais frequentes (OR=2,63; 1,26-5,45) e intensas (OR=2,70; 1,32-5,52) nas mãos. Entre as mulheres, outros fatores como a discriminação apresentam impacto no aparecimento de dores mais frequentes (OR=5,10; 1,52-17,13) e mais intensas (OR=3,43; 1,15-10,23) na região do pescoço. O quadrante que combina a relação alto esforço e baixa recompensa foi o que apresentou, para os homens, maior risco para o aparecimento de dores frequentes (OR=14,35; 3,95-52,18) e intensas (OR=17,05; 4,61-63,12) no pescoço; e para dores mais frequentes (OR=9,69; 2,30-40,79) e mais intensas (OR=10,81; 2,58-45,23) na cabeça das mulheres. Assim, concluísse que fatores psicossociais podem levar ao aparecimento de dores nas regiões do corpo do humano.
Presidente - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Interno - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES