PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: ANA HELENA MOUSINHO CALDAS

DISCENTE: ANA HELENA MOUSINHO CALDAS
DATA: 16/03/2016
LOCAL: Sala Eucalipto
TÍTULO: Analise da Disposição Final dos Resíduos de Construção e Demolição na cidade de João Pessoa.
PALAVRAS-CHAVES: Industria da Construção Civil. Resíduos de Construção e Demolição. Gestão do Fluxo dos Resíduos de Construção de Demolição.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO: Os residuos resultantes da industria da construcao civil tem um impacto relevante no total dos residuos gerados. Tem-se assim um grande problema para o setor da construcao civil, os orgaos fiscalizadores, a populacao e o meio ambiente. Estes residuos se corretamente gerenciados pode minimizar a sua geracao, contribuindo para a diminuicao da degradacao do meio ambiente. Nesta pesquisa apresenta-se os resultados da verificacao da atuacao dos componentes do fluxo de RCD (gerador - transportador - receptor para disposicao final) em relacao ao disposto na legislacao na cidade de Joao Pessoa, sendo o objetivo deste trabalho verificar o nivel de aderencia da realizacao da etapa de disposicao final do fluxo de RCD. O estudo apresenta o percentual de aderencia para as duas empresas oficialmente responsaveis pela disposicao final desta regiao, qual seja, a USIBEN (usina de beneficiamento de RCD) que apresentou 79% de aderencia e o Aterro Metropolitano que apresentou 63% de aderencia. Demonstrando desvios no tratamento de RCD em relacao ao disposto na legislacao, especialmente para com os residuos classe D que sao considerados perigosos.
Externo à Instituição - JOSE MANUEL CARDOSO TEIXEIRA
Presidente - 336950 - MARIA BERNADETE FERNANDES VIEIRA DE MELO