PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: WILZA KARLA DOS SANTOS LEITE

DISCENTE: WILZA KARLA DOS SANTOS LEITE
DATA: 07/04/2016
LOCAL: Laboratório de Análise do Trabalho
TÍTULO: ANÁLISE DOS RISCOS ERGONÔMICOS PARA DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES NAS ATIVIDADES MONO E MULTIFUNCIONAIS DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS
PALAVRAS-CHAVES: Indústria de calçados; tipo de trabalho; risco ergonômico; modelagem matemática.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia do Produto
ESPECIALIDADE: Ergonomia
RESUMO: Introducao: A incidencia de Disturbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) aumentou em diversos setores industriais, inclusive o calcadista, relacionando-se, sobretudo a exposicao ao risco ergonomico. A introducao de sistemas baseados na multifuncionalidade e na rotacao de tarefas tornou-se uma alternativa para reducao de DORT. Objetivo: Analisar os fatores de risco ergonomicos associados aos disturbios osteomusculares em atividades mono e multifuncionais de uma empresa calcadista. Metodologia: A pesquisa foi realizada com 57 trabalhadores monofuncionais e 57 multifuncionais de uma empresa de calcados no Nordeste brasileiro. Utilizou-se o Diagrama de Corllet e Manenica para a avaliacao da dor e o metodo Occupational Repetitive Actions (OCRA) para categorizacao do nivel de risco ergonomico para DORT. Construiram-se modelos de regressao logistica ordinal relacionando a dor as variaveis individuais e ao trabalho e modelos de regressao logistica multinomial relacionando os niveis de risco a variabilidade das tarefas executadas pelo trabalhador. Resultados: (1) Avaliacao da dor miorarticular. Identificou-se que para os monofuncionais a ocorrencia de dor mioarticular pode estar interligada ao tempo de servico. Para os multifuncionais, os resultados sugerem alem do tempo de servico, o historico de doencas relacionadas ao trabalho. Todavia, averigou-se que para o tempo de servico, o monofuncional demonstrou ser mais vulneravel a dor em periodos de tempo de exposicao aos riscos menores do que o trabalhador multifuncional; (2) Avaliacao do nivel de risco. Das atividades realizadas pelos monofuncionais, 14% apresentam risco aceitavel; 12,3%, muito pequeno; e 73,7% possuem risco potencial para DORT (10,5%, leve; 36,8%, medio; e 26,4%, elevado). Quanto ao conjunto de atividades realizadas pelos multifuncionais, 10,5% estao dentro do limite de aceitabilidade; 8,8% possuem um risco muito pequeno; 80,7% apresentam risco potencial para DORT (10,5%, leve; 54,4%, medio; e 15,8%, elevado); (3) Modelagem matematica conforme o tipo de trabalho. Constatou-se que para os monofuncionais as variaveis representativas abrangeram tempo de ciclo (OR=0,92; p=0,0075) e numero de acoes realizadas pelo membro superior esquerdo dentro deste ciclo (OR=1,21; p=0,0044). Ja para os multifuncionais, a variavel com efeito significativo foi a media ponderada do indice OCRA referente ao membro superior esquerdo (OR=1,22*102; p=0,0076). Ademais, verificou-se significancia quanto a amplitude de movimento empregada, uso de luvas e exigencia de precisao na execucao das atividades, sugerindo que tais fatores podem estar associados a exposicao do multifuncional ao risco para DORT (p<0,05). (4) Modelagem matematica conforme o nivel de multifuncionalidade. Os resultados foram relevantes para os trabalhadores do primeiro nivel de treinamento multifuncional (OR=6,76*10-2; p=0,0431). Conclusoes: Conclui-se que (1) os trabalhadores demonstram mais susceptibilidade as dores mioarticulares quando realizam apenas uma funcao; (2) as atividades desempenhadas por ambos os trabalhadores possuem um risco representativo para DORT, com uma tendencia de risco medio a elevado para os monofuncionais e medio, para os multifuncionais; (3) para os monofuncionais ha indicios de que niveis mais elevados de risco estao associados ao ciclo da atividade; (4) para os multifuncionais ha evidencias de que niveis mais altos relacionam-se com o requerimento excessivo ou inadequado do membro superior esquerdo pela combinacao de atividades; (5) Especificamente, para os multifuncionais aspectos cinesiologicos e as caracteristicas das atividades podem estar interligados ao desenvolvimento de DORT; (6) os multifuncionais em estagio inicial de treinamento estao expostos a riscos para DORT menores quando comparados aos que trabalham ha mais tempo em um mesmo conjunto de funcoes; e (7) multifuncionais que realizam uma combinacao de ate 30% do total de atividades intracelular aparentam estar menos expostos ao risco para DORT do que os multifuncionais que executam uma combinacao de atividades maior.
Presidente - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Interno - 1298891 - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA