PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: TIAGO SILVEIRA MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO SILVEIRA MACHADO
DATA: 25/07/2016
HORA: 14:00
LOCAL: CTF 101
TÍTULO: COLABORAÇÃO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS: ANÁLISE EM EMPRESAS DO SETOR DE GERAÇÃO TERMELÉTRICA
PALAVRAS-CHAVES: Colaboração; Vantagem Competitiva Interorganizacional; Visão Relacional; Setor termelétrico; Cadeia de Suprimentos.
PÁGINAS: 196
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
RESUMO: Nos ultimos anos empresas tem buscado mecanismos para o desenvolvimento de vantagem competitiva e a colaboracao tem sido adotada como uma alternativa para obtencao dessas vantagens. Dessa forma, procurando contribuir para a literatura, esta pesquisa adotou como eixo teorico a Visao Relacional, em associacao com outras teorias, para analisar como a colaboracao entre empresas que atuam em uma cadeia de suprimentos do setor termeletrico contribui para o desenvolvimento de vantagens competitivas. Metodologicamente, esta pesquisa desenvolveu uma revisao sistematica da literatura com o intuito de identificar fatores de colaboracao e de vantagens competitivas interorganizacionais em cadeias de suprimentos, a partir dai, foi elaborado um Modelo de Analise que foi aplicado em um estudo de caso unico com multiplas unidades de analise em uma cadeia de suprimentos do Setor Termeletrico. As empresas analisadas foram uma Empresa Focal e tres Fornecedores, dois de primeira camada e um segunda camada. O principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada aplicada junto aos gestores das organizacoes. Os dados coletados foram analisados com o auxilio do Atlas.ti. Por meio da pesquisa foi possivel constatar que a adaptacao, o compromisso, a confianca e o alinhamento estrategico sao fatores de colaboracao que estao contribuindo para o desenvolvimento das vantagens. Alem destes, a comunicacao, a resolucao de conflitos emergem como subfatores que influenciam tanto nos fatores de colaboracao como nos fatores de vantagem competitiva. As principais fontes de vantagem competitiva nos relacionamentos estudados sao desenvolvimento do conhecimento, troca e rotinas de compartilhamento do conhecimento, mecanismos de governanca e recursos compartilhados. Isso se deve ao fato de os relacionamentos apresentarem a particularidade de ainda nao sentirem a necessidade de desenvolver ativos especificos para os relacionamentos. Os beneficios percebidos provenientes da colaboracao na cadeia de suprimentos estao ligados ao aspecto financeiro, melhoria na eficiencia dos processos, na diminuicao de erros e ruidos de comunicacao. A analise dos resultados, juntamente com a teoria estudada permitiu o desenvolvimento de sete proposicoes que representam a colaboracao e a vantagem competitiva interorganizacional nos relacionamentos da cadeia estudada.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1642093 - CLAUDIA FABIANA GOHR
Interno - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
Externo à Instituição - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ