PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAMILA RODRIGUES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAMILA RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA: 29/06/2016
LOCAL: CT/DEP/PPGEP_ Sala Acácia
TÍTULO: Avaliação dos riscos no elo fornecedor e produtor de uma cadeia de suprimentos da industria de gás natural.
PALAVRAS-CHAVES: Riscos Cadeia de Suprimentos Gás Natural
RESUMO: A gestão de riscos em cadeia de suprimentos (SCRM – Supply chain risk management) envolve identificar as fontes de riscos e buscar meios de prevenir ou reduzir o impacto negativo de um determinado evento. A relevância da SCRM está diretamente relacionada ao aumento da frequência e da gravidade de eventos adversos, desastres e crises. Além disso, eventos oriundos das próprias atividades da empresa podem gerar situações adversas, resultando em aumento dos custos, perdas financeiras, redução da qualidade do produto oferecido e perda de reputação. Em outras palavras, a ocorrência desses diferentes eventos impacta diretamente no desempenho das cadeias de suprimentos e na sua competitividade. Os trabalhos encontrados na literatura utilizam de diferentes técnicas, tanto de caráter qualitativo quanto de caráter quantitativo, para estimar a probabilidade de ocorrência dos eventos de risco e a sua respectiva severidade. Dessa forma, esta pesquisa mostra-se relevante por tratar de um tema ainda com lacunas que podem ser exploradas. Primeiro, trata-se de uma pesquisa empírica e, além disso, a pesquisa utilizará a simulação de Monte Carlo e o AHP para avaliar os riscos no elo de uma cadeia da indústria de gás natural, visto que existe dificuldade em efetuar a avaliação dos riscos devido à complexidade e à falta de um consenso a respeito do tema.
Presidente - 2225575 - MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE
Interno - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES