PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA DAYANNY DE FREITAS FACUNDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA DAYANNY DE FREITAS FACUNDES
DATA: 31/05/2017
LOCAL: Sala Acácia Bloco G CT/UFPB
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS INOVAÇÕES ADOTADAS POR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO SETOR DE HOTELARIA PARTICIPANTES DO PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO (ALI), IMPLEMENTADO PELO SEBRAE-RN
PALAVRAS-CHAVES: Graus de Inovação; Micro e Pequenas Empresas (MPE’s); Avaliação de inovação
RESUMO: Devido a sua importância, inovação pode ser avaliada sob várias perspectivas e através de inúmeras áreas de pesquisa. Uma forma de desenvolver a inovação dentro de uma organização é avaliá-la e administrá-la segundo diferentes aspectos na intenção de abranger todas as áreas da organização. Na obra de Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006), os autores sugerem uma crítica a partir do que eles nomeiam radar de inovação, essa ferramenta permite analisar o progresso do estado de inovação, que pode ser específico ou mais abrangente. Nesse sentido, faz-se necessário avaliar as inovações adotadas por micro e pequenas empresas (MPE’s), pois essas possuem um importante lugar de destaque para o desenvolvimento econômico e social, principalmente para a geração de empregos e, apesar disso, a taxa de mortalidade das MPE’s ainda é alto, acredita-se então que, para elevar o nível de competitividade dessas empresas, é necessário a implementação de estratégias que estimulem a inovação nas micro e pequenas empresas. Para tanto, esse estudo tem como objetivo principal avaliar as inovações adotadas pelas micro e pequenas empresas participantes do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), implementando pelo SEBRAE no setor de hotelaria. Levando em consideração três objetivos específicos, que são: Caracterizar as inovações adotadas pelas empresas; Identificar as relações entre a inovação das micros e pequenas empresas e o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI); e, Analisar o grau de inovação das empresas que participaram do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), bem como as repercussões para essas. Para atingir os objetivos propostos, seguirá uma sistemática de exploração em três perspectivas revisão bibliográfica, pesquisa de campo e análise dos resultados da pesquisa. A revisão bibliográfica contempla temáticas relacionadas com Inovação, metodologias de mensuração de inovação, mecanismos de apoio à inovação e inovação no contexto brasileiro. A coleta de dados será feita através de entrevista semi-estruturada e aplicação de questionário estruturado conforme as dimensões da ferramenta Radar de Inovação, atribuindo-lhes pontuação dentro de cada dimensão.
Presidente - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
Interno - 1366493 - RICARDO MOREIRA DA SILVA