PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA LEAL FERNANDES ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA LEAL FERNANDES ARAUJO
DATA: 06/06/2017
LOCAL: Sala Acácia - Bloco G - Centro de Tecnologia - Campus I UFPB
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DA ERGONOMIA PARA ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES: UMA ANALISE DA ATIVIDADE DE EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO
PALAVRAS-CHAVES: Ergonomia participativa, Construtibilidade, Segurança do trabalho, Construção civil, Projeto de edificações
RESUMO: O setor da construção civil destaca-se por sua representatividade na economia e absorção de mão de obra. Entretanto, os indicadores de acidentes do trabalho nesse setor apresentam níveis elevados, tanto no Brasil quanto em outros países. Os projetos de edificações também apresentam problemas de construtibilidade, qualidade, orçamento e cronograma e, não consideram o conhecimento e experiência em construção de forma satisfatória. Dentre as iniciativas de melhoria dessas condições, destacam-se estudos que analisam as vantagens considerar aspectos relacionados a prevenção e construtibilidade desde a fase de concepção de projeto. A abordagem proposta pela ergonomia participativa e de concepção considera o envolvimento dos diversos integrantes do processo, incorporando a experiência destes profissionais na concepção de sistemas de trabalho através da análise da atividade. Diante desse contexto, esse trabalho tem como objetivo apresentar diretrizes projetuais para a otimização conjunta da segurança do trabalho e construtibilidade na execução da estrutura de concreto armado de edificações verticais. A metodologia utilizada será fundamentada na Análise Ergonômica do Trabalho (AET) mediante um processo de construção social, considerando as etapas de construção de demandas, a análise da atividade e a proposição de soluções. Os dados serão coletados através de métodos e técnicas observacionais e interacionais (questionário sócio-profissional, ação conversacional e verbalizações) com os diferentes profissionais envolvidos no processo de projeto (planejamento e execução de edificações. Espera-se que os resultados deste projeto possam contribuir para a construtibilidade e para a redução de acidentes e incidentes na execução de estruturas de concreto armado em edificações multipavimentos.
Presidente - 1298891 - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
Interno - 1642093 - CLAUDIA FABIANA GOHR