PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANO MACIEL VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANO MACIEL VIEIRA
DATA: 30/06/2017
LOCAL: Sala Acacia
TÍTULO: OTIMIZAÇÃO DE ORÇAMENTO DE CAPITAL NAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE MULTICRERIAL.
PALAVRAS-CHAVES: Análise de investimentos, análise multicriterial, otimização.
RESUMO: A tomada de decisão nas empresas pode determinar o sucesso ou fracasso do futuro empresarial de uma organização, considerando que o ambiente macroeconômico, político e regulatório caracteriza-se por um elevado grau de risco diante das incertezas da economia brasileira e mundial. A restrição de capital ainda é a principal premissa na análise de investimentos, onde as decisões ainda são realizadas de forma clássica, baseadas nos métodos financeiros, com base nas técnicas mais conhecidas: payback, Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR). Já no setor elétrico de distribuição, por se tratar de um serviço público essencial, os investimentos apresentam papel fundamental no que diz respeito à qualidade da energia e do serviço prestado. As políticas regulatórias são mais abrangentes em mercados onde ocorre o monopólio natural na prestação de um serviço público. Diante disso, faz-se necessário a presença do órgão regulador, desempenhando papel fundamental a fim de garantir que o setor elétrico se desenvolva com equilíbrio e benefício para a sociedade. Portanto, existe no setor um esforço elevado para aprovação de projetos de investimentos que traga os resultados esperados para os acionistas. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo multicriterial para priorização e otimização na seleção de projetos de investimentos, onde serão classificados e selecionados para priorização atendendo as metas dos indicadores de forma concomitante, sejam eles econômicos, regulatórios e estratégicos.
Externo à Instituição - KATIA ELIZABETE GALDINO
Presidente - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL