PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: KATHYANA VANESSA DINIZ SANTOS

DISCENTE: KATHYANA VANESSA DINIZ SANTOS
DATA: 28/08/2017
LOCAL: Dependências do PPGEP/DEP
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE FORNECEDORES EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS UTILIZANDO A TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Fornecedores. Gestão da Cadeia de Suprimentos. Teoria da Resposta ao Item.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
ESPECIALIDADE: Suprimentos
RESUMO: Uma selecao adequada de fornecedores pode fazer diferenca no futuro das organizacoes, diminuindo custos operacionais, melhorando a qualidade dos produtos e possibilitando respostas rapidas as demandas dos clientes. No atual contexto empresarial de atuacao em cadeias, a escolha apropriada de fornecedores e imprescindivel para uma boa gestao e para manutencao e melhoria de vantagens competitivas. Assim, o objetivo desta dissertacao e desenvolver uma escala de medicao que avalie o desempenho dos fornecedores em cadeia de suprimentos, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para atingir tal objetivo, foram levantados 60 aspectos de desempenho de fornecedores, que contemplam sete dimensoes: custo, tempo, qualidade, flexibilidade, inovacao, reputacao/experiencia no setor e sustentabilidade. Com base nestes aspectos, foi elaborado um questionario com 67 itens para avaliacao do desempenho de fornecedores, que permitiu avaliar 243 elos de fornecimento de empresas respondentes de diversos setores e 14 Estados brasileiros. Estes resultados foram avaliados utilizando o Modelo de Resposta Gradual da TRI que permite estabelecer um parametro de dificuldade para cada categoria dos itens apresentados, definindo niveis de desempenho em uma escala interpretavel que indica os aspectos atendidos por cada relacionamento avaliado e em quais aspectos ainda e preciso evoluir. A depender do que a empresa cliente espera e prioriza no desempenho de seus fornecedores, esta pode associar os niveis da escala (e a presenca e/ou ausencia de certos aspectos) a decisoes sobre o que fazer no relacionamento com a empresa fornecedora (estreitar lacos, solicitar mudancas no comportamento ou cortar relacoes, por exemplo).
Presidente - 2225575 - MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE
Interno - 1642093 - CLAUDIA FABIANA GOHR