PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: DANILO FELIPE SILVA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO FELIPE SILVA DE LIMA
DATA: 30/08/2017
HORA: 10:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS PARA O SUCESSO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE MELHORIA CORPORATIVO: UM ESTUDO EM UMA SUBSIDIÁRIA NACIONAL E SEUS FORNECEDORES LOCAIS
PALAVRAS-CHAVES: transferência de conhecimento e práticas; programas de melhoria corporativos (XPS); desenvolvimento de fornecedores; setor automotivo.
PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
RESUMO: A fim de contribuir com o entendimento dos fatores que influenciam na implementacao de programas de melhoria corporativos entre empresas, este estudo teve por objetivo analisar o processo de transferencia de conhecimento e praticas organizacionais na implementacao de um XPS, considerando uma relacao entre uma subsidiaria e seus fornecedores locais. Para isso, foi realizado uma revisao estruturada da literatura com o intuito de identificar os fatores que influenciam nos processos de transferencia de conhecimento e praticas entre empresas, a partir dai, foi elaborado um modelo teorico de pesquisa composto por doze proposicoes. O modelo teorico foi investigado por meio da realizacao de um estudo de casos multiplos envolvendo quatro fornecedores locais e a subsidiaria do setor automotivo localizada no estado de Pernambuco. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observacao direta, analise de documentos organizacionais e artigos publicados. Para a analise dos dados foi utilizado um software de analise qualitativa de dados assistido por computador conhecido como Atlas.ti, com o objetivo de organizar e categorizar os dados coletados. Os resultados de pesquisa obtidos destacaram a influencia positiva exercida pela motivacao e da habilidade da unidade fonte em transferir o XPS; pelo valor e a natureza do conhecimento transferido; pela riqueza dos mecanismos pessoais, sociais e organizacionais na implementacao do XPS; pela motivacao da unidade alvo em receber o XPS e pelo contexto organizacional e o contexto relacional entre as empresas que envolve a implementacao do XPS. Entretanto os dados empiricos nao foram conclusivos a respeito da influencia positiva da capacidade absortiva da unidades alvo em receber o XPS e do contexto social entre as empresas, suportando-as apenas parcialmente. Alem dos suporte as proposicoes, os achados empiricos evidenciaram as inter-relacoes entre os subfatores analisado na pesquisa que podem ocasionar uma relacao causal em que um subfator pode influenciar em outro.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1642093 - CLAUDIA FABIANA GOHR
Interno - 2225575 - MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE
Externo à Instituição - JOSÉ MÁRCIO DE CASTRO