PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Banca de DEFESA: TALITA FREIRE CHAVES

DISCENTE: TALITA FREIRE CHAVES
DATA: 18/12/2017
LOCAL: STI
TÍTULO: Análise de Custos Ocultos Derivados dos Acidentes de Trabalho - Estudo de Caso na Construção Civil.
PALAVRAS-CHAVES: Custos Ocultos; Acidentes de Trabalho; Custos dos Acidentes de Trabalho; Construção Civil.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO: A industria da construcao civil e a atividade economica com o maior indice de ocorrencia de acidentes de trabalho na maior parte dos paises ao redor do mundo. Tais acidentes de trabalho resultam em consequencias negativas para aqueles que estao envolvidos no sistema produtivo da construcao. Entre essas consequencias destacam-se as perdas economicas, que exprimem elevados custos que podem inviabilizar os negocios das empresas. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo identificar, mensurar e avaliar a influencia dos custos ocultos relacionados aos acidentes de trabalho no calculo do custo total dos acidentes de trabalho ocorridos em uma empresa da construcao civil. Em relacao a metodologia utilizada para alcancar o objetivo desta pesquisa: trata-se de um estudo de caso e no que diz respeito a forma de abordagem do problema, a pesquisa classifica-se como combinada, por ser qualitativa e quantitativa. As contribuicoes desse artigo concluem que todo e qualquer acidente de trabalho ocorrido ira resultar em custos significativos que comumente nao sao considerados na contabilidade padrao da empresa. Diante disso, verifica-se a importancia da organizacao investir em um sistema de seguranca do trabalho eficiente e eficaz, que busque eliminar e/ou reduzir os acidentes de trabalho ocorridos, uma vez que, estes representam perda financeira para a organizacao. Este artigo contribui cientificamente com o proposito de auxiliar no processo de tomada de decisoes quanto as questoes relacionadas a eliminacao dos acidentes de trabalho.
Presidente - 336950 - MARIA BERNADETE FERNANDES VIEIRA DE MELO
Interno - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES