PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: DÉBORA DAYANNY DE FREITAS FACUNDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA DAYANNY DE FREITAS FACUNDES
DATA: 25/04/2018
HORA: 14:00
LOCAL: SALA MANDACARU
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS INOVAÇÕES ADOTADAS POR MICRO E PEQUENOS HOTÉIS PARTICIPANTES DO PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO (ALI), IMPLEMENTADO PELO SEBRAE, EM MOSSORÓ-RN.
PALAVRAS-CHAVES: Inovação; Mensuração do grau de Inovação; Avaliação de inovação; Radar da Inovação; Micro e Pequenas Empresas (MPE’s).
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO: A inovacao pode ser avaliada sob varias perspectivas e atraves de inumeras areas de pesquisa. Uma forma de desenvolver a inovacao dentro de uma organizacao e avalia-la e administra-la segundo diferentes aspectos na intencao de abranger todas as areas da organizacao. Nesse sentido, faz-se necessario avaliar as inovacoes adotadas por micro e pequenas empresas (MPE’s), pois essas possuem um importante lugar de destaque para o desenvolvimento economico e social, principalmente para a geracao de empregos e, apesar disso, a taxa de mortalidade das MPE’s ainda e alto. Para tanto, esse estudo tem como objetivo principal analisar o grau de inovacao dos micro e pequenos hoteis que participaram do Programa Agentes Locais de Inovacao (ALI), implementando pelo SEBRAE em Mossoro-RN. Levando em consideracao tres objetivos especificos, que sao: mensurar o grau da inovacao dos micro e pequenos hoteis; caracterizar as inovacoes adotadas pelas empresas em inovadoras sistemicas, inovadoras ocasionais e pouco inovadoras; comparar o grau de inovacao entre os micros e pequenos hoteis participantes do Programa ALI. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se estudo de casos multiplos como estrategia metodologica, abordando o universo da pesquisa composto por 8 MPEs hoteis. Os dados foram coletados atraves de entrevista semi-estruturada e aplicacao de questionario estruturado conforme as dimensoes da ferramenta Radar de Inovacao, atribuindo-lhes pontuacao dentro de cada dimensao. A ferramenta utilizada para medir o grau de inovacao foi baseada no radar da inovacao, desenvolvido por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006), que se utiliza de doze dimensoes: oferta, plataforma, marca, clientes, solucoes, relacionamento, agregacao de valor, processos, organizacao, cadeia de fornecimento, presenca e rede,pelas quais uma empresa pode procurar caminhos para inovar. Essa ferramenta foi complementada por Bachmann e Destefani (2008) com a dimensao ambiencia inovadora. A analise dos dados para cada caso foi empreendida de forma individual e geral. Os resultados evidenciaram o grau medio de inovacao dessas MPES de 3,72, em uma escala que variava de 1 a 5. Esses dados indicam que a inovacao e intermediaria nesse grupo de empresas e, portanto, as empresas foram classificadas como inovadora ocasionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 330903 - MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
Interno - 1366493 - RICARDO MOREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO
Externo à Instituição - ANA MARIA MAGALHAES CORREIA