PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: KADSON EMMANUEL FRUTUOSO SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KADSON EMMANUEL FRUTUOSO SILVA
DATA: 30/08/2019
HORA: 08:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGAgro
TÍTULO: DIRVERSIDADE GENÉTICA, CORRELAÇÕES GENOTÍPICAS E FENOTÍPICAS, E PERDAS DE PRODUÇÃO EMPIMENTEIRAS ORNAMENTAIS (Capsicum annuum L.)
PALAVRAS-CHAVES: Análise multivariada, Caracterização morfológica, Variabilidade genética, Melhoramento genético, Perdas de Produção
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal
RESUMO: As pimenteiras pertencem ao genero Capsicum e se destacam como um importante segmento do mercado de plantas ornamentais no Brasil, e que vem apresentando um crescimento constante em funcao da demanda de novos produtos. Diante disto, o trabalho teve por objetivo analisar a diversidade genetica, as correlacoes genotipicas e fenotipicas e as perdas de producao em pimenteiras ornamentais. Os experimentos foram desenvolvidos em casa de vegetacao e no Laboratorio de Biotecnologia e Melhoramento Vegetal do Centro de Ciencias Agrarias na Universidade Federal da Paraiba (CCA/UFPB). Para isto, o trabalho foi dividido em tres capitulos. O capitulo I objetivou avaliar a diversidade genetica e populacoes F3 de pimenteiras (Capsicum annuum L.) ornamentais. Onde foram analisadas 40 populacoes segregantes e 4 testemunhas adicionais, avaliando-se 15 descritores quantitativos. O delineamento experimento foi inteiramente casualizado, com cinco plantas por populacao. Os dados foram submetidos a analise multivariada, importancia relativa dos caracteres determinada pelo metodo de Singh, analise de variaveis canonicas e o teste de Scott-knott. No segundo capitulo, foi analisada as correlacoes genotipicas e fenotipicas para 31 caracteristicas morfoagronomicas entre 5 populacoes segregantes e duas testemunhas adicionais de pimenteiras. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repeticoes. Os dados foram submetidos a analise de variancia, teste de Tukey (p<0.05) e correlacoes genotipicas e fenotipicas. No terceiro capitulo foram avaliadas as perdas de producao ocasionadas na cultura da pimenta (Capsicum annuum) pelos lagartos Ameiva ameiva e Tropidurus hispidus. Foram utilizados tres genotipos de pimenteiras, estes diferindo em cor de fruto maduro; vermelho, amarelo ou laranja. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em parcelas subdivida, com quatorze repeticoes. Os dados foram submetidos a analise de variancia com posterior teste de medias (Tukey a 5%) e analise de regressao. No capitulo I o metodo de Singh determinou que 78,8% da diversidade genetica encontrada e atribuida a oito caracteristicas. As duas primeiras variaveis canonicas reterao 69,94% da variacao total 8 das populacoes, que foram agrupadas em seis grupos pelo teste e Scott Knott. Nas analises de correlacoes obtidas no capitulo II, foram constatadas que as correlacoes genotipicas foram superiores as fenotipicas. Com correlacoes positivas entre as variaveis de germinacao, emergencia, plantulas massa de cem sementes. Correlacoes positivas foram observadas em padroes de arquitetura (AP/DC) e de frutos (CFR, MDF, PF, CF). No terceiro capitulo foram observadas perdas crescentes nos tres genotipos durante os dias de avaliacao, cujas maiores perdas na producao foram no quinto dia de avaliacao com danos superiores a 80%.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 388165 - ELIZANILDA RAMALHO DO REGO
Interno - 337908 - RISELANE DE LUCENA ALCANTARA BRUNO
Externo à Instituição - ANGELA MARIA DOS SANTOS PESSOA
Externo à Instituição - EMMANUELLE RODRIGUES ARAUJO
Externo à Instituição - ISAIAS VITORINO BATISTA DE ALMEIDA