PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: ROSINALDO DE SOUSA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSINALDO DE SOUSA FERREIRA
DATA: 15/12/2020
LOCAL: Defesa de forma virtual
TÍTULO: Lâminas de irrigação e silício na produção de melancieira cv. Crimson Sweet na Mesorregião do Sertão Paraibano
PALAVRAS-CHAVES: Citrullus lanatus, Disponibilidade Hídrica, trocas gasosas
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Manejo e Tratos Culturais
RESUMO: A melancia é cultura exigente em água tanto no seu crescimento vegetativo quanto no estágio de produção. Neste sentido, objetivou-se com este trabalho avaliar diferentes lâminas de irrigação e doses de silício no crescimento e produção de melancieira cv. Crimson Sweet, em dois ciclos. O experimento foi realizado em dois períodos onde o primeiro ocorreu de 06 de novembro de 2017 a 08 de janeiro de 2018, e o segundo de 30 de julho a 03 de outubro de 2018, em condições de campo no Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba, Campus IV, localizado no município de Catolé do Rocha-PB. O delineamento experimental foi disposto em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas em esquema fatorial 4 x 4, referente a quatro laminas de irrigação na parcela principal calculadas com base na evapotranspiração de referência (ETo) como sendo: T1- 40% da ETo; T2- 60% da ETo; T3- 80% da ETo; e T4 – 100% da ETo, e na subparcela quatro doses de silício: 0, 40, 80 e 120 g h-1, com 4 repetições. Cada parcela experimental foi composta por 3 fileiras com 48 plantas, sendo consideradas como úteis as oito plantas centrais. Durante 20 dias após o transplantio, todas as plantas receberam o nível de irrigação de 60% da (ET0). Após este período quando as plantas já se encontravam estabelecidas em campo realizou o desbaste deixando apenas uma planta por cova. Nesse momento, foram iniciados os tratamentos com as diferentes lâminas de irrigação e aplicação do silício, sendo esta última compreendida em duas aplicações foliares. As variáveis analisadas foram, comprimento de ramo principal, número de ramos secundários, número de folhas, número de flores; diâmetro do caule, massa seca da parte aérea, massa seca da raiz, produção total de frutos, número de frutos, massa média de frutos e produção total de frutos. O acréscimo das lâminas de irrigação proporcionou resultado significativos para desenvolvimento e produção da melancia nos dois ciclos. As elevadas doses de silício promoveram feitos na produção total, massa media do fruto, massa seca da parte aérea, para o primeiro e segundo ciclo, massa seca da raiz, número folhas no primeiro ciclo, número de flores e ramos no segundo ciclo, massa media do fruto, e número de frutos decresceram nos dois ciclos.
Presidente - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA
Interno - 338246 - SILVANDA DE MELO SILVA